Santos
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Santos
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de Santos, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Praia José Menino
Em frente à Av. Pres. Wilson, abriga a plataforma do Emissário Submarino. Infra-estrutura presente: quiosques, calçadão, jardim, chuveiros, telefones públicos e caixa eletrônico.
Plataforma Emissário Submarino
Situa-se na praia do José Menino. O projeto para esta Área, de aproximadamente 43 mil m², inclui a construção do Museu Pelé, com 3 mil m². A Área restante será reurbanizada, constituindo-se num espaço de múltiplo uso para abrigar eventos culturais, esportivos e beneficentes.
Praia da Pompéia
Oferece aulas gratuitas de surf. Infra-estrutura presente: quiosques, calçadão, jardim, chuveiros, telefones públicos e caixa eletrônico.
Praia do Gonzaga
Infra-estrutura presente: Cine Arte, Concha Acústica, posto de informações turísticas, quiosques, calçadão, jardim, chuveiros e telefones públicos.
Praia do Boqueirão
Há cerca de 150 anos era a única entrada para o mar. Infra-estrutura presente: gibiteca, quiosques, calçadão, jardim, chuveiros, telefones públicos e posto de informações turísticas.
Praia do Embaré
Local da antiga chácara do Visconde de Embaré, que mandou construir uma capela, hoje basílica, para Santo Antônio. Em tupi, seu nome significa que as águas São boas para banho. Infra-estrutura presente: quiosques, calçadão, jardim, chuveiros e telefones públicos.
Praia da Aparecida

Trecho de 870 m em frente à Av. Bartolomeu de Gusmão. Infra-estrutura presente: biblioteca municipal (Posto 6), quiosques, calçadão, jardim, chuveiros e telefones públicos.

Ponta da Praia
Estreita e margeada por muretas, fica junto à entrada do Estuário de Santos e é lá que se localizam os clubes de regatas. Também é ponto de saída de barcos para pescaria, mergulho, passeios pela Baía de Santos e de balsas ininterruptas para o Guarujá. Infra-estrutura presente: calçadão, jardim, chuveiros, telefones públicos e caixa eletrônico.
Aquário de Santos
Em seus 35 tanques de água doce e salgada estão expostas cerca de 90 espécies identificadas por fotos e textos. O casal de lobos-marinhos é a maior atração. O Aquário foi inaugurado em 1945 e tornou-se ponto de referência no socorro aos animais marinhos que aparecem feridos na orla. Tem 1mil m² e será ampliado em cerca de 80%. Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n. Tels.: (13) 3236-9996 / 3273-1888 - E-mail: aquario@usc.stcecilia.com.br
Câmara Municipal
O prédio onde está instalada a Câmara Municipal foi construído no terreno onde se localizava a casa de José Bonifácio, em 1763. Há uma placa de bronze na fachada da edificação que marca tal fato. R. XV de Novembro, 105/107. Tel.: (13) 3219-5050.
Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat
Acesso a partir do bonde funicular que parte da Pça. Correa de Melo, 33 ou por uma escadaria de 415 degraus, com nichos representando a via sacra. Construída em 1603, é cenário de festejos religiosos em honra da padroeira de Santos, no dia 8 de setembro.
Casa da Câmara e Cadeia
Monumento arquitetônico em estilo colonial, cuja construção terminou em 1869, quando recebeu o Senado da Câmara, que ali funcionou até 1894. Em 1870, no andar térreo, foi instalada a Cadeia de Santos, até cerca de 1950. Atualmente abriga as Oficinas Culturais Pagu, a Delegacia Regional de Cultura e a Federação Santista de Teatro Amador. Pça. dos Andradas, s/n. Tel.: (13) 3219-7456.
Casa de Cultura da Mulher Negra
Tem o intuito de manter as tradições afro-brasileiras acesas, com acervo sobre a raça negra e suas manifestações culturais. R. Prof. Primo Ferreira, 22. Tel.: (13) 3221-2650.
Casa do Café
É um ponto pitoresco da cidade, onde se pode saborear várias receitas à base de café. Porto de Santos, em frente ao Armazém XVI. Tel.: (13) 3222-6617.

Casa do Trem Bélico

É a construção mais antiga da cidade. Funcionava como arsenal bélico que abastecia as fortalezas militares locais. Embora só no Rio de Janeiro e Bahia tenham sido erguidas construções do gênero, mantém as características originais da época colonial, feita com uma mistura de pedra, cal de sambaqui e óleo de baleia. R. Tiro Onze, 11. Tel.: (13) 3221-1385.
Casa de Frontaria Azulejada
 
Erguida em 1865 para funcionar como Comércio no térreo e residência no andar superior, tem fachada revestida de azulejos azuis em alto relevo. Desapropriada em 1986, na época removeram-se todos os azulejos, para restauração e produção de réplicas artesanais, devolvendo-se à fachada 7 mil peças. Desde 1997 pertence à Fundação Arquivo e Memória de Santos. R. do Comércio, 92/98. Tel.: (13) 3219-4321.
Casarões do Valongo
É o nome que se dá às ruínas de um conjunto arquitetônico, o primeiro bloco datado de 1867 e o segundo de 1872. Construídos em estilo neo-clássico, os edifícios foram utilizados como residências até 1895 e abrigaram a Câmara Municipal e a Intendência (segunda sede do poder Executivo Municipal).
Catedral de Santos
Em estilo neo-gótico, começou a ser construída em 1909. Sua semelhança com a Catedral da Sé, de São Paulo, vem do fato de ser o engenheiro prussiano Maximiliano Hell, o responsável pelo projeto das duas igrejas. A cúpula abriga um carrilhão de sete sinos. Pça. José Bonifácio. Tel.: (13) 3232-4592.
Centro Cultural Patrícia Galvão

Inaugurado em 1979, é a principal obra de arquitetura contemporânea da cidade. Abriga o Teatro Municipal Brás Cubas, o Museu da Imagem e do Som, a Hemeroteca “Roldão Mendes Rosa”, as Galerias de Arte “Brás Cubas” e “Patrícia Galvão” e o Condepasa - Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos, entre outros.
Av. Sen. Pinheiro Machado, 48. Tel.: (13) 3233-6086.

Centro da Memória Esportiva de Vaney
É um museu de cunho esportivo, com a doação, após sua morte, do acervo particular de Adriano Neiva da Motta e Silva (De Vaney), jornalista esportivo que acumulou, durante sua carreira, um vasto material. Praça Eng. José Rebouças, s/n, nas dependências do Ginásio Antonio Guenaga. Tel.: (13) 3261-1980.
Complexo Cultural do Porto de Santos
Inaugurado em 1999, integra o Museu do Porto, a Biblioteca, a Hemeroteca e a Videoteca. O acervo conta com documentos, peças, fotos, equipamentos e negativos do século passado, protegidos por vidro. R. Rodrigues Alves, s/n. Tels.: (13) 3233-6565 / 3221-3936.
Concha Acústica Vicente de Carvalho
Localiza-se no Jardim da Praia, próxima ao Canal 3, na Praia do Gonzaga. É um minicentro de cultura ao ar livre, onde São promovidos espetáculos artísticos e culturais.
Espaço Cultural Galeria Santista
Composto por uma exposição permanente de móveis e quadros, expõe móveis de várias lojas da cidade. Tudo está à venda. Além disso, também oferece vários cursos. Av. Cons. Nébias, 609. Tel.: (13) 3235-6268.
Estação de Ferro do Valongo

Com influência da arquitetura inglesa vitoriana, faz lembrar a Victoria Station, de Londres. O prédio foi erguido no local onde funcionou o Convento de Santo Antonio do Valongo, que foi vendido em 1859 à Estrada de Ferro São Paulo Railway Co., que construiu a ferrovia por iniciativa do Barão de Mauá. Largo Marquês de Monte Alegre, s/n.

Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto
Localizada em um casarão branco em estilo neoclássico, foi inaugurada em 1992 e mantém uma exposição permanente das obras de Benedicto Calixto, além de mostras temporárias de obras de artistas nacionais e estrangeiros. Av. Bartolomeu de Gusmão, 15. Tel.: (13) 3288-2260.
Galeria de Arte do Centro Cultural Brasil-EUA (Associado SRC&VB)
R. Azevedo Sodré, 101, 1º andar. Tel.: (13) 3289-3993.
Galeria de Arte Nelson Penteado
Conta com auditório e espaço para exposições. Pça. dos Expedicionários, 10.
Tel.: (13) 3235-4245.
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes

Inaugurada em 1992, possui um acervo de aproximadamente 6.000 gibis. Conta também com gibis das décadas de 30, 40 e 50, além de reproduções e originais de fanzines famosos. Av. Bartolomeu de Gusmão, Posto 5, na Praia do Embaré - Tel.: (13) 3288-1300.

Igreja do Embaré
Construída em estilo neo-gótico, foi inaugurada em 1934 no mesmo local onde, em 1875, havia sido construída uma pequena capela de mesmo nome pelo Barão de Embaré. Conta com um magnífico órgão com cerca de 3.800 tubos. Av. Bartolomeu de Gusmão, na orla da Praia do Embaré - Tel.: (13) 3227-5977.
Igreja da Ordem Primeira de Nossa Senhora do Carmo
A Igreja atual, do século XVII, é em estilo barroco, possui caldeirado em jacarandá e obras de Benedicto Calixto. No pátio há lápides funerárias do século XIX e o Marco dos Evangelistas. Todo segundo domingo do mês a missa das 11h é acompanhada de canto gregoriano. Pça. Barão do Rio Branco, s/n - Tel.: (13) 3219-3650.
Igreja (ou Capela) da Ordem Terceira do Carmo
Foi erguida a partir de 1752 pela Associação Religiosa Leiga Venerável Ordem Terceira do Carmo - portanto 150 anos depois da primeira igreja - e as dificuldades financeiras fizeram com que se utilizasse a mesma torre para as duas edificações. O resultado foi uma fachada incomum nos templos barrocos. Os altares laterais e toda a decoração interna fazem referência à Paixão de Cristo. Pça. Barão do Rio Branco, s/n - Tel.: (13) 3219-3650.
Igreja e Santuário de Santo Antônio do Valongo
Sua fachada é considerada um dos trabalhos mais expressivos do barroco do século XVIII. No altar-mor apresenta, além do padroeiro, um dos únicos tronos rotativos do país: de um lado a Santíssima Trindade e, do outro, o ostensório para Adoração Perpétua. Possui valiosas obras de arte. Largo Marquês de Monte Alegre. Tel.: (13) 3219-1481.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Construída em 1822, originou-se de uma das capelas mais antigas de Santos, onde se escondiam os negros foragidos. Tem nave em mármore colorido e uma coleção de imagens sacras. Pça. Rui Barbosa - Tel.: (13) 3219-3566.
Instituto Histórico e Geográfico de Santos
Possui uma vasta biblioteca de caráter geral, literatura e biografias de personalidades ligadas a Santos, com mais de 30 mil exemplares. Av. Conselheiro Nébias, 689. Tel.: (13) 3222-5484.
Jardim Botânico Chico Mendes
É um parque público que abriga em seus 90 mil m² um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais. O objetivo do parque é preservar principalmente espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, no local também há uma biblioteca técnica para consultas, sala de aula e laboratórios. R. João Fraccaroli, s/n. Tel.: (13) 3230-2905
Lagoa da Saudade
Possui uma boa infra-estrutura, com churrasqueiras, banheiros, lixeiras por todo o local e um half-pipe para aqueles que curtem o skate. Quem preferir pescar, tem a comodidade de plataformas ao redor.
Memorial Necrópole Ecumênica

É o segundo cemitério vertical do Brasil, chamando atenção por suas linhas arrojadas, sendo o mais alto do mundo, com 10 andares, constando no Guiness Book. R. Nilo Peçanha, 50. Tel.: (13) 3239-3737.

Monumento a Brás Cubas
Localizado na Praça da República, foi esculpido em mármore de Carrara. Aos pés da estátua do fundador de Santos, há figuras representando o Comércio, a indústria e a navegação. Em uma coroa de bronze está o braSão da cidade de 1908.
Monumento a Gaffrée e Guinle
Homenagem aos fundadores da Cia. Docas de Santos e concessionários do Porto na Pça. Barão do Rio Branco.
Monumento ao Trabalhador Portuário
Inaugurado em 1996, tem como símbolo o estivador, figura marcante na História do desenvolvimento econômico e nas lutas sindicais do Porto de Santos. A estátua, de 12 m de altura e 12 toneladas, foi confeccionada em armação de metal. Pça. Silvério de Souza, próximo ao Armazém 4.
Museu da Imagem e do Som - MIS
Acervo de documentários, filmes de arte e comercial. Audioteca com CD’s, fitas e 8 mil discos de vinil. Videoteca com 2.800 títulos de filmes, sala de projeção com 80 lugares e um estúdio de gravação. Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, no Centro Cultural Patrícia Galvão. Tel.: (13) 3233-6086, ramal 233.
Museu de Arte Sacra de Santos
Inaugurado em 1981, possui um valioso acervo com cerca de 600 peças, das quais mais de 400 estão expostas. Está instalado no antigo Mosteirode São Bento, cuja construção data de 1650 e constitui um importante exemplar do barroco adotado pelos beneditinos. No térreo encontra-se a Capela de Nossa Senhora do Desterro. Morro de São Bento - Tel.: (13) 3219-2898.
Museu de Pesca

O prédio, erguido em 1908, serviu como escola por vários anos. Só começou a tomar forma e denominação de museu em 1942, quando foi incorporado à sua coleção o esqueleto de uma baleia medindo 23 m, até hoje a maior atração do local. Seu acervo também é composto por exemplares taxidermizados da fauna marinha. Em junho de 2001 foi inaugurada uma Ala Lúdica composta por três ambientes diferentes. Av. Bartolomeu de Gusmão, 192, na Ponta da Praia - Tels.: (13) 3261-5995 / 3227-5995.

Museu do Bonde
Situado no Centro Histórico, constitui um acervo aproximado de 50 peças: os primeiros passes (atuais vales-transportes), peças do bonde, fotos dos primeiros bondes e seus trajetos contando suas Histórias.
Museu dos Cafés do Brasil
Possui uma cafeteria com diversidade de grãos tipo exportação. O prédio onde o museu está instalado data de 1922, e foi o endereço da Bolsa do Café até a década de 80. É um dos monumentos arquitetônicos mais significativos do Estado de São Paulo. Também tem grande valor histórico, por sintetizar a importância do café na construção do país. Internamente o ponto alto é a Sala de Pregões, com cadeirado em jacarandá e magnifíco vitral. O museu abriga painéis de Benedicto Calixto que retratam fases da História da cidade. R. XV de Novembro, 95. Tel.: (13) 3219-5585.
Museu do Mar
Suas 21 mil conchas correspondem à maior coleção do gênero no país, entre as quais se destaca uma gigante de 138 kg. Seu acervo conta com vários exemplares de animais marinhos empalhados, aquários, uma biblioteca com 2.000 volumes e uma videoteca com cerca de 100 títulos. Há também um laboratório que dá suporte aos aquários do museu e classifica espécimes capturados. R. República do Equador, 81. Tel.: (13) 3261-4808.
Orquidário de Santos

Fundado em 11 de novembro de 1945, é um parque zoobotânico que mistura características de jardins e aspectos de matas naturais. Possui espécies da Mata Atlântica (pau-brasil, embaúbas, ipês, etc.), além de bromélias samambaias e uma coleção de orquídeas. Abriga também animais silvestres, que vivem em sua maioria soltos pelo Parque. Periodicamente ocorrem exposições e concursos de orquídeas.
Pça. Washington Luiz, s/n. Tels.: (13) 3237-6970 / 3225-1353.

Outeiro de Santa Catarina

É o marco de Fundação da Vila de Santos. Na base do morro foi erguida a Capela de Santa Catarina de Alexandria e a primeira Santa Casa de Misericórdia de todos os Santos, que originou o nome da cidade. Após o desbaste do monte para a obtenção do aterro destinado à construção do porto foi erguida, sobre a rocha restante, uma casa acastelada. Atualmente ela abriga a Fundação Arquivo e Memória de Santos. Apresenta um rico acervo de fotos e documentos referentes à História da cidade, além de um laboratório de restauro de papéis e um laboratório fotográfico. R. Visconde do Rio Branco, 48 - Tel.: (13) 3235-6021.

Palácio José Bonifácio
O prédio, de linhas clássicas, foi terminado em 1939 e inaugurado por Getúlio Vargas, para abrigar a Prefeitura Municipal. O gabinete do prefeito e o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio seguem o estilo Luiz XVI. Pça. Mauá, s/n, no centro da cidade.
Palácio Saturnino de Brito
O prédio, de linhas clássicas, tem escadaria interna de mármore e o vitral 'Os Bandeirantes', com 6 m de altura, importante obra do artista belga Frank Urban. Atualmente abriga a sede da SABESP. Av. São Francisco, 128. Tel.: (13) 3210-2500.
Pantheon dos Andradas
Inaugurado em 1923, é o jazigo das cinzas de José Bonifácio e seus irmãos. O monumento, feito na Itália, é composto por uma urna em jacarandá e o templo cívico, em mármore, contém quadros de bronze com cenas da História do Brasil e inscrições de frases dos irmãos Andradas. Pça. Barão do Rio Branco, s/n - Tel.: (13) 3210-5032.
Porto de Santos
É o primeiro porto do Brasil em movimentação de carga e em instalação, sendo o maior da América Latina e o primeiro do mundo em exportação de café. Sua origem data de 1545 e está vinculada ao tráfico de escravos e ao Comércio do sal. Em 1886, um grupo liderado por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle obteve concesSão para construção e exploração do porto e, em 1890, obteve ampliação do prazo para 90 anos. A partir do século XIX contribuiu para a melhoria das condições sanitárias da região e desempenhou papel preponderante no desenvolvimento industrial do Estado e do País. Em 1980, a administração do porto passou a ser exercida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), sociedade de economia mista, sob o controle acionário da Empresa de Portos do Brasil S/A (Portobrás).
Teatro Coliseu
O prédio original do teatro foi construído em 1896, com a denominação de Companhia Coliseu Santista. O teatro atual foi reconstruído pelo Comendador Manuel Fins Freixo e inaugurado em 1924. Depois de muitos anos de abandono, agora está sendo restaurado e comportará 1.500 espectadores, com assentos especiais para deficientes físicos e obesos. No poço da orquestra será instalado um elevador capaz de suportar o peso de instrumentos e músicos.
Teatro Municipal Brás Cubas

Com capacidade para 544 espectadores, possui equipamentos que o tornam um dos melhores do Brasil. Seu palco é tipo italiano com 15 m de profundidade, 18 m de largura e 23 m de boca. Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, no Centro Cultural Patrícia Galvão - Tel.: (13) 3233-6086.

Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal