São Vicente
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Santos
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de São Vicente, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Praia de Itararé
É a maior e mais frequentada da cidade. Com aproximadamente 2.400 m de extenSão, recebe turistas dia e noite. Os 48 quiosques instalados na orla oferecem petiscos e bebidas e atraem pessoas de todas as idades, transformando-se em point para os jovens aos finais de semana à noite. Além de contar com um complexo de lazer, com calçadão, jardins e quadras de esporte, é propícia para a prática do surf, por suas formações de ondas.
Praia do Gonzaguinha
Com 800 m de extenSão, começa após a Praia dos Milionários - conhecida por possuir prédios com rampas para barcos que levam direto à areia e alugar barcos para passeio - e termina no Marco Padrão, na Biquinha. Suas águas calmas São propícias à prática de esportes náuticos, além de servir de cenário para o passeio de escuna em São Vicente. A praia também oferece quiosques, hospedagem, gastronomia e muito lazer.
Praia de Itaquitanduva
Faz parte do Parque Estadual Xixová-Japuí, correspondendo a 300 m dos 900 alqueires do parque. Ainda preservada, por ser de difícil acesso, a praia recebe surfistas e aventureiros, que chegam a ela por trilha no meio da mata. Frequentemente pode-se avistar botos, tartarugas, cações e outros animais marinhos. A ONG SOS Itaquitanduva atua nessa região e mostra a todos os visitantes a importância da educação ambiental e da preservação da natureza.
Praia de Paranapuã
Também conhecida como Praia das Vacas, tem 600 m de extenSão e está situada na encosta do Morro do Japuí, em frente à Ilha Porchat. A tranquilidade e o visual panorâmico de toda a baía de São Vicente São os pontos altos do local. O acesso pode ser feito de carro, pela Av. Engenheiro Saturnino de Brito, que fica ao lado esquerdo da saída da Ponte Pênsil, no sentido Centro-Japuí.
Prainha Porta do Sol
A menor de São Vicente. É de propriedade da marinha e está fechada à visitação pública. Possui apenas 100 m de extenSão e está localizada ao lado da Praia de Paranapuã.
Bandeira do Brasil
A maior bandeira brasileira já confeccionada, mede 630 m², pesa 110 kg, e está hasteada em um mastro com 60 m de altura. Morro dos Barbosas - Praia do Gonzaguinha.
Biquinha de Anchieta
Datada de 1553 e construída pelos jesuítas, a Biquinha de Anchieta serviu de cenário para as aulas de catequese do Padre José de Anchieta aos índios. A História desta fonte de água natural é marcada por muitas lendas. Ao lado da Biquinha funciona a tradicional Feira de Doces na Praia do Gonzaguinha.
Câmara Municipal
Criada em 22 de janeiro de 1532 pelo fidalgo português Martim Afonso, funcionou inicialmente onde hoje está o Mercado Municipal da cidade. Foi a primeira Câmara das Américas, dando a São Vicente o título de Berço da Democracia Americana. R. Jacob Emmerich, 1195 - Pq. Bitarú.
Casa do Barão
Desde 1968 abriga o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, onde funciona o Museu Geral da Cidade, com um acervo de cerca de 2.000 peças. Suas árvores centenárias São tombadas pelo CONDEPHAAT. Recebeu este nome por ter sido moradia de um barão alemão. R. Frei Gaspar, 280 - Centro - Tel.: (13) 3579-1482.
Casa Martim Afonso
Abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos, “restos da primeira construção de alvenaria”, onde o fundador da cidade, Martim Afonso de Sousa, residiu durante um ano. Atualmente, no local encontra-se o Museu “JOBAS”. R. Martim Afonso, 24 - Centro - Tel.: (13) 9134 -7602.
Ilha Porchat
É lá que está localizado o mirante em comemoração aos 500 anos do Brasil, que oferece aos visitantes uma viSão panorâmica de algumas das belas praias da Baixada Santista.
Marco Padrão
Oferecido pela Colônia Portuguesa de Santos e inaugurado em 1933 é o Marco de Comemoração dos 400 anos da Fundação de São Vicente. Localizado na Praia do Gonzaguinha, próximo à Biquinha de Anchieta.
Memorial 500 Anos
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, esta arrojada edificação de 12,5 m x 10 m foi planejada também para abrigar um recinto permanente de exposições, sendo constituída em comemoração aos 500 anos do Brasil.
Mercado Municipal

Inaugurado em 1929, o prédio foi sede da Primeira Câmara Municipal e abrigou a primeira cadeia. Hoje tem relevante importância no abastecimento de alimentos da cidade. Pça. João Pessoa - Centro.

Parque Cultural Vila de São Vicente
Este espaço funciona como uma máquina do tempo, fazendo com que seus visitantes retornem ao século XVI, reproduzindo as cenas do cotidiano da primeira vila do Brasil. O Parque está situado à Pça. João Pessoa, fica aberto de terça a domingo, das 10 às 22 h e a entrada é franca. Tel.: (13) 3568-3624.
Ponte Pênsil
Construída em 1910 em Dortmund, na Alemanha, foi inaugurada em 21 de maio de 1914, com a finalidade de conduzir o esgoto da cidade. De fama internacional, é a primeira no Brasil e foi batizada de Saturnino de Brito, nome do engenheiro-sanitarista que a projetou. É patrimônio histórico da humanidade, tombada pelo CONDEPHAAT.
Porto das Naus
Foi o Primeiro Trapiche Alfandegário do país, construído em 1532. Dali saíram as primeiras embarcações da época, inclusive a que fundou São Paulo. Posteriormente, se transformou no primeiro Engenho de Açúcar no país após ser destruído por piratas. É patrimônio histórico, tombado pelo CONDEPHAAT.
Prefeitura
Erguida em 1885 por Julião Caramuru, foi construída com materiais vindos da Bélgica e da França. R. Frei Gaspar, 384 - Centro - Tel.: (13) 3579-1300.
Rua Japão
Localizada à beira-mar, recebeu este nome em 1958, sendo conhecida como bairro dos pescadores. Reafirma os laços de amizade entre Naha e São Vicente, cidades-irmãs. Tem uma praça que recebeu o nome de Kotoku Iha e sedia, todos os anos, o Festival de Naha e a Festa do Peixe. Fica no Parque Bitaru.
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal