Guararema
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Canas
  Cunha
  Lorena
  Potim
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de Guararema, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Parque Municipal da Pedra Montada

Localizada na estrada da Petrobrás, se esconde uma verdadeira escultura da natureza. Trata-se de uma belíssima sobreposição de pedras, cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura. O "Parque Municipal da Pedra Montada Dr. Isidoro Martins Ruiz”, conta com total infra-estrutura para a recepção de turistas.

Localização: Estrada Municipal Hércules Campagnoli, KM 08 - Putim

Recanto do Américo

O Recanto do Américo ou Pau D'Alho é uma praça que foi reurbanizada no ano de 1999 em comemoração ao aniversário de 100 anos da cidade e tornou-se um dos mais belos e procurados pontos turísticos do Município. Pode-se dizer que é um dos cartões-postais da cidade, onde se pode desfrutar da tranqüilidade, além do belo cenário.

O Recanto do Américo oferece em toda a sua extenSão uma Área rica em recursos naturais. As pontes que interligam a praça às ilhas foram todas construídas sob especificações de normas canadenses de construção deste nível e levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul, conta com ampla e variada concentração de espécies de mata nativa, remanescentes da Mata Atlântica, além dos recursos fluviais e da bicentenária árvore Pau D'alho, com aproximadamente 30m de altura e 12m de diâmetro.

Localização: Rua Coronel Ramalho, s/n Centro

Pontilhão e Ponte de Ferro Central do Brasil

Sua História confunde-se com a própria História da cidade, pois serviu de transporte de pessoas e mercadorias até a sua paralisação na década de 70. A ponte, próxima à estação de trem, é de origem inglesa e sua arquitetura chama a atenção de todos que a vêem.

Orquidácea

A Orquidácea, é o fruto de uma História de amor entre Roberto Giorchino e as orquídeas, que começou ainda na mocidade, quando era estudante. Sua mãe, D. Cecília B. Giorchino, possuía em casa, aproximadamente trinta vasos e nos períodos de descanso dos estudos, ele ajudava a cuidar de suas plantas, o que lhe trouxe experiência e amor pelo cultivo das orquídeas.

Após alguns anos, conheceu o grande Orquidófilo, Sr. Heitor Gloeden, tendo sido seu grande incentivador. Dali em diante, começou a participar de reuniões, palestras e cursos do Círculo Paulista de Orquidófilos (CPO) adquirindo o hábito de freqüentar exposições e consequentemente aplicando seus conhecimentos na Área.

Em fins da década de setenta, faleceu o renomado orquidófilo, Sr. José Dias Castro que possuía um acervo muito significativo. Roberto Giorchino, por sua vez, vislumbrando o futuro, adquiriu aquelas plantas, levando-as para Guararema, com um clima ideal, onde fundou, em meados de 1979, o Orquidário Pérola do Vale, hoje conhecido nacionalmente como Orquidácea. Considerado por seus clientes e admiradores das orquídeas, um dos melhores orquidários do Brasil, em termos de organização, limpeza e qualidade de cultivo, a Orquidácea produz, em média, 150.000 mudas/ano, atendendo, sempre as últimas tendências do mercado, com as melhores matrizes nacionais e internacionais.

Igreja de Nossa Senhora da Escada
A primeira capela foi construída em 1652 pelos jesuítas. Já em 1732 com a expulSão destes da Capitania de São Vicente a administração do arraial da Escada foi entregue aos Franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja. Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941. Em 1982, a Igreja passou por uma reforma definitiva quando foi construída a praça em frente . Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho, conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas. No centro da capela está enterrado o frei José de Santa Bárbara de Bittencourt, que faleceu em 29 de setembro de 1890.
Rio Paraíba do Sul
As águas não poluídas do Rio Paraíba do Sul São uns dos atrativo turístico de Guararema, onde se pode pescar peixes como: Piaba, Piabanha, Piau, Curimbatá e outros, passear de barco e jet sky. A preservação não se encontra apenas nas águas, mas ao seu redor, com a presença da Vegetação e de animais silvestres. Com a nascente na serra da Bocaina, na junção do rio Paraitinga e Paraibuna em São Paulo, o rio Paraíba do Sul deságua na cidade de São João da Barra no Estado do Rio de Janeiro e sua extenSão é de 1.058 quilômetros. Em épocas de chuvas assume aspecto barrento, mas logo volta à sua cor natural: o verde escuro. O Rio também possui várias ilhas, duas delas receberam infra-estrutura, incluindo pontes que as ligam, atraindo muitos visitantes de várias cidades. As ilhas São popularmente conhecidas por "Ilhas do rio Paraíba".
Ilha Grande

Inaugurada no final do ano de 2004, a Ilha Grande, é o mais novo ponto turístico de Guararema, uma ilha que permite ao visitante dar um passeio em sua pista de 400 metros as margens do Rio Paraíba. A Ilha Grande vem acompanhada de um projeto que tem o nome de “Bom Dia Saúde”, onde o visitante poderá fazer atividades física acompanhado por um especialista em Educação Física. O local possui total infra-estrutura, mostrando que é possível uma total integração entre o homem e o meio ambiente. O horário de visitação da ilha é de segunda a segunda das 06:00hs as 00:00hs.

Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda
Foi construída em 1682 em uma colina, às margens do rio Paraíba do Sul. É uma das construções coloniais mais antigas no Estado de São Paulo. Para alcançá-la é necessário escalar 81 degraus. Foi núcleo religioso das fazendas próximas, servindo também de cemitério, enterrando-se os brancos no interior do templo e os escravos atrás. A capela possui uma imagem de Nossa Senhora D'Ajuda, em terracota, provavelmente de origem portuguesa. Em 24 de setembro de 1984 a capela foi tombada como monumento de interesse histórico.
Cachoeira do Putim
Localiza-se a 8 km do cento da cidade, na divisa dos Municípios de Guararema e Santa Branca em uma fazenda de plantação de eucaliptos da Cia. Suzano de Papel e Celulose. Para chegar às águas da cachoeira não é nada fácil, porém isto não é um obstáculo para as diversas pessoas que a procuram. São 15 metros de água e com suas pedras formam escorregadores naturais.
Morro do Gerbásio ou Vista Panorâmica
É uma Área com 19.200 m2, situada na Área central da cidade com 80 metros de altura. Proporciona uma viSão privilegiada da cidade e da região.
Outros Pontos de Interesse Turístico
• Cachoeira do Zecão
• Cachoeira Valparaiba
• Cachoeira Barão
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal