Monteiro Lobato
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Um pouco de História
Prefeitura Municipal
Praça Antonio S. Cunha Bueno, 180 - Centro - Tel. (12) 3979-1143
 Prefeito:
Gabriel Vargas Moreira
Câmara Municipal
Rua Maria Luiza V. Auricchio, 21 - Centro - Tel. (12) 3979-1145
 Vereadores:
• Ailton Rodolfo Martins
• José Donizeti Pereira
• Antonio Aparecido da Silva
• Luis Carlos Diniz
• Dorival Vieira da Silva
• Marcus Vinicius Pacheco de Menezes
• Edjelson Aparecido de Souza
• Pedro Reno da Costa
• Jesse Marcos de Azevedo  
 Período do Mandato:
De 01 de janeiro de 2009 à 31 de dezembro de 2012
Brasão e Bandeira
Brasão de Monteiro Lobato Bandeira de Monteiro Lobato
Mapa
AJUDA PARA NAVEGAÇÃO:
ZOOM: utilize a ferramenta a esquerda do mapa ou duplo clique no mapa
SATELLITE: clique no botão no lado superior direito do mapa
MOVER MAPA: clique sobre o mapa, arraste e solte ou clique sobre o mapa e
utilize as teclas com setas do teclado
 
Monteiro Lobato surgiu como núcleo espontâneo de povoamento, um bairro rural de Taubaté, durante a fase áurea da cafeicultura no Vale do Paraíba. Inicialmente, foi chamado de bairro de Buquira ao redor da capela de Nossa Senhora do Bonsucesso. Foi considerada freguesia, em 25 de abril de 1857, e incorporada ao município de Taubaté com a denominação de Nossa Senhora do Bonsucesso de Buquira. Foi elevada à categoria de vila em 26 de abril de 1880, como Buquira, em terras doadas por Francisco Monteiro, Barão e depois Visconde de Tremembé. Em 19 dezembro de 1900 ascendeu à categoria de cidade. Em 21 de maio de 1934 desceu na hierarquia urbana e, como distrito de paz, Buquira foi incorporada à São José dos Campos. Por força de uma lei de 24 de dezembro de 1948, em 1950, com atual denominação, restabeleceu-se no município.

Antes de se chamar Monteiro Lobato, foram cinco nomes anteriores do município: Freguesia das Estacas, citada na ata da primeira sesSão de Câmara dos Vereadores de Taubaté, em 8 de outubro de 1857, Vila das Palmeiras do Buquira; Vila do Buquira; e município de Buquira.

Buquira é de etimologia tupi guarani. Para Plínio Ayrosa, Buquira vem de mboquira, significando broto, ponta, enfeite, o que é macio. Teodoro Sampaio afirma que a palavra é curruptela de ybiquir ou ubuquir, terra banhada ou regada, onde chove. Noel Carlos dos Santos afirma que o significado de Buquira seria “Ribeirão do Pássaros”.

Na região de Buquira eram formadas aldeias dos índios Guaianazes. Mais tarde, foi local de parada de algumas bandeiras que demandavam os sertões de Minas Gerais, como a de Amador Bueno da Veiga.

Origem do nome
A denominação atual de Monteiro Lobato para o município, a partir de 1950, foi uma homenagem ao escritor José Bento Monteiro Lobato, neto do Visconde de Tremembé. Na fazenda Buquira, depois denominada de fazenda do Visconde e Sítio do Pica-Pau Amarelo, Monteiro Lobato , viveu parte de sua vida e iniciou sua carreira literária, com os “Contos dos Urupês”.
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal