São José dos Campos
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Canas
  Cunha
  Lorena
  Potim
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Atividade Econômica
Principais Atividades Econômicas

• Indústria

• Comércio

• Serviços

• Agricultura

• Turismo

Indústria

O setor industrial, característica marcante do município, é responsável por 70,52% de sua atividade econômica. Emprega aproximadamente 50.000 pessoas, em 720 indústrias.

Entre as principais indústrias instaladas no município estão a Embraer, General Motors, Ericsson, Johnson & Johnson, Kodak, Monsanto, Panasonic, Hitachi, Johnson Controls, Avibrás, Tecsat, Solectron, Kanebo, Philips, Eaton, Bundy e Refinaria de Petróleo Henrique Lage/Petrobrás.

Estas grandes empresas São responsáveis pelo município ser o primeiro do interior do Estado de São Paulo na arrecadação do ICMS.

Nos últimos seis anos, segundo dados da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o maior crescimento se deu entre as indústrias de produtos alimentícios.

Agricultura

A Área rural de São José dos Campos, com 899,34 km², o que significa 80,4% do município, conta com 5.301 propriedades. Da atividade econômica do município, 0,61% provém da agropecuária. O fator limitante da agricultura é a topografia: 10% plana e ligeiramente ondulada; 20% ondulada; 30% acidentada e com algumas restrições de uso, e 40% muito acidentada e com severas restrições de uso, porém, estes limites São balanceados pela abundância de água e pelo clima favorável ao cultivo de diversos produtos.

A facilidade de adquirir insumos e distribuir produtos industrializados e in natura, fazem do município um polo potencial para a agroindústria e a geração de alimentos para a demanda de supermercados, feiras-livres e do Mercosul. Nas várzeas dos rios Paraíba e Jaguari, e em torno do perímetro urbano, e nos Distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo, São cultivados feijão, batata de inverno e arroz irrigado. Em menor escala São produzidos milho para silagem, cana e legumes. Pequenas propriedades já produzem shiitake, brotos de alfafa, hortaliças exóticas e orquídeas, além de trabalharem a piscicultura e caprinocultura.

Conforme dados do Sindicato Rural do município, a produção anual de carne bovina na região é de 825 toneladas, a de carne suína é de 210 toneladas, e a de leite B e C chega a 10 milhões de litros. A principal empresa agropecuária da região é a Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos (COOPER). Na busca de alternativas rentáveis e competitivas para o setor, a Prefeitura criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que tem como objetivo implementar uma política pública para melhor atender uma parcela do mercado de 3 milhões de consumidores da região Cone Leste Paulista.

Comércio

O setores comerciais e de serviços, denominado setor terciário, é responsável por 28,87% da atividade econômica de São José dos Campos.

O município é considerado um Centro Regional de Compras e Serviços, destaques para: CenterVale Shopping , Shopping Colinas, Shopping Vale Desconto , Atacado Apoio, Wal Mart e Madeirense), Shopping Centro, Shopping Esplanada, Carrefour, Pão de Açúcar e Lojas Americanas.

Serviços

São José dos Campos possui uma rede completa e sofisticada de serviços incluindo médicos, hospitais, escolas, restaurantes, hotéis, bares, casas noturnas, cinemas, teatros , etc.

Turismo

Inscrita no Programa Nacional de Municipalização de Turismo, coordenado pela Embratur, São José dos Campos já tem o Selo de Município Turístico. Além da atual infra-estrutura e das Áreas de proteção ambiental, tem potencial para se desenvolver nos segmentos de turismo ecológico, rural, de eventos, negócios e tecnológico.

Para o segmento ecológico e rural, o Distrito de São Francisco Xavier, com 97% de seu território classificado como Área de proteção ambiental da Mantiqueira, abriga animais em extinção, como o Muriqui, maior macaco das Américas, possui cachoeiras, cascatas, trilhas, rampa de vôo livre e pousadas.

Para o turismo de eventos, quer sejam culturais, empresariais ou esportivos, São José apresenta grande potencial de crescimento.

O turismo tecnológico, além da recepção aos visitantes das multinacionais, conta com roteiros de visitas para estudantes e empresários às indústrias e institutos como o INPE, o ITA e a GM.

 
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal