São Luis do Paraitinga
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Canas
  Cunha
  Lorena
  Potim
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de São Luis do Paraitinga, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Casa Dr. Oswaldo Cruz
Assim é conhecida e chamada a antiga Casa Residencial da Família do Dr. Oswaldo Cruz. Médico Higienista e Cientista, nascido a 05 de Agosto de 1872, filho de Dr. Bento Gonçalves Cruz e D. Amália Taborda de Bulhões. Em épocas não muito remotas, servira de Posto de Saúde Pública, além de outras utilizações de interesse público como abrigo e acolhimento de famílias flageladas por ocasião das enchentes do Rio Paraitinga. Foi transformada em Museu com acervo que retratará o período de riqueza local. Livros raros e documentos pertencentes ao Instituto Literário Luizense, coleção de jornais locais e regionais do século XIX, coleção de fotografias antigas da cidade, porcelanas e objetos da arte sacra. Tombado pelo Condephaat.
Capela Nossa Senhora das Mercês
Construída em taipa do fim do século XVII, conserva ainda as características da época. Os sinos São originais, bem como os detalhes no interior da capela: o altar em madeira, a imagem da Santa e os escudos que figuravam nas armas de Portugal na época do Brasil colônia. Uma das primeiras edificações da cidade. A ladeira das mercês é composta por pedras retiradas do Rio Paraitinga, feita pelos escravos. Compõem a ladeira um painel de pintura em azulejo e o Chafariz que integra o Projeto Resgate da Memória.
Bica da Pedreirinha
Construída no Séc. XIX e edificada em estilo eclético, predominando o gótico decadente. Construção em taipa sobre alicerce de pedras da região. Na lateral direita a Igreja é cercada por um muro de pedra de pedras construído por escravos. Hoje compõe o Largo do Rosário uma praça e um Chafariz, com monumento em homenagem ao teatro.
Igreja Matriz
Dedicada a São Luiz de Toloza, construída no século XIX, demonstra uma grande importância na vida religiosa da cidade. Nela o povo ainda se reúne para as tradições festejos que se já realizam no tempo da Colônia e do Império.
Alto do Cruzeiro
Local do ponto mais alto possui uma vista panorâmica da região
Reserva Florestal da Serra do Mar
O Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 e constitui uma Unidade de Conservação que tem como meta principal a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos científicos e a preservação de Áreas remanescentes da Mata Atlântica. A região é bastante acidentada e rica em recursos hídricos, cheia de cachoeiras, quedas d’água e riachos cristalinos. São quase 5 mil hectares de Vegetação nativa, caracterizada pela exuberância de suas árvores, como o cedro e o jequitibá branco, além da riqueza em samambaias, bromélias e orquídeas raras.

Como a Área é preservada, constata-se a existência de uma importante distribuição da fauna silvestre. São encontradas no núcleo várias espécies de animais ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a preguiça, a lontra e o macaco prego, entre outros. O Núcleo Santa Virgínia é controlado pela Secretaria do Meio Ambiente. Para conhecê-lo, é preciso uma autorização da coordenadoria do parque. A visitação é acompanhada por monitores, que guiam os grupos pelas belíssimas trilhas do Parque. Localizado no Alto da Serra do Mar, à 1.200 metros de altitude.
Marcar visita pelo fone: (12) 271-1480

Cachoeiras
• Cachoeira do Campo Grande
Localizada a 25 km da sede

• Cachoeira do Poço do Pinto
Situada a 4 km do centro com à Rodovia Dr. Oswaldo Cruz, acesso a Ubatuba.

• Cachoeira Salto Grande
Queda no Rio Faxinal com 40 m - Estrada para Lagoinha, 22 km

• Cachoeira da Andorinha

• Cachoeira do Ipiranga

• Cachoeira do Itapavão

Fazendas Coloniais
Os fazendeiros da elite, produtores do café local, espelhando-se nas construções rurais do Vale do Paraíba Fluminense, incorporaram alguns detalhes simplificados , como: moldura, pestanas capiteis sobre pilastras e a preferência por edificações em dois pavimentos. As fazendas antigas do município correspondem ao século XVIII e XIX, com arquitetura.

• Fazenda Paineira
Localizada a 8 Km do centro

• Fazenda da Fabrica
Localizada a 8 Km do centro

• Fazenda da Cachoeira
Localizada a 9 km do centro

• Fazenda Boa Vista
Localizada a 17 km do centro

• Fazenda Liberdade do M. Dentro
Localizada a 21 Km do centro

• Fazenda Rio Claro
Localizada a 12 Km do centro

• Fazenda do Chapéu
Localizada a 22 Km do centro

• Fazenda da Pinga
Localizada a 23 Km do centro

• Fazenda Sant’Ana
Localizada a 33 Km do centro

Conjunto Arquitetônico de Casas Térreas
Sobradões dos séculos XVIII e XIX, além de muitas casas nas ruas do centro
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal