São Lourenço do Sul
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Chuí
  Tapes
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de São Lourenço do Sul, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Arroio São Lourenço
Praticamente atravessa a cidade. Realiza contornos sinuosos ao longo do percurso.
Arroio Carahá
Próximo à Praia da Barrinha, desemboca suas águas na Laguna dos Patos.
Pedras Mole
Localizada às margens da Laguna dos Patos no sentido norte. É uma estranha formação geológica, lembrando extensas crateras existentes na superfície lunar.
Praias
De águas calmas e areias finas. Fone: (53) 3251-3002
O Sobrado
Prédio em estilo português, datado do século XIX. Atualmente é sede da Fazenda São Lourenço, que originou a formação da vila de mesmo nome.Alameda Mano Serpa, 555. Fone: (53) 3251-2141
Túmulo de Jacob Reigantz
Após vários anos sem saber sobre os restos mortais do fundador da colônia de São Lourenço, foi encontrada uma passagem por debaixo do altar da Capela da Coxilha do Barão. Hoje, permanece a passagem por debaixo da Capela Evangélica, onde pode ser visto o túmulo.

Monumento ao Colono

Localizado no 6º Distrito, na Coxilha do Barão. Distante 35 Km da sede, pela RS 265.

Largo de Eventos Laura Abreu
Monumento em homenagem a primeira Missa,com 12m de altura e pesando 3 toneladas.
Vila de Boqueirão
Berço histórico de São Lourenço do Sul. Foi nesse Distriot que no século XVIII surgiram as primeiras estâncias oriundas de sesmarias doadas pela Coroa Portuguesa. Distante 15 Km da sede.
Associação dos Artistas Plásticos
Mostra permanente de trabalho nas mais diversas expressões das artes plásticas.
Endereço: Rua General Osório, 1658. Horário de Atendimento: das 13h às 17h30, segunda a sexta-feira. Fone: (53) 3251-3002
Associação dos Artesãos Laurencianos
Trabalhos realizados manualmente por artistas da terra.
Horário de Atendimento: das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, segunda a sexta-feira. Fone: (53) 3251-3002
Caminho Farroupilha

A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil. Figuras como Bento Gonçalves, Gomes Jardim, Domingos José de Almeida, Corte Real, Onofre Pires, David Canabarro, General Netto, Giuseppe e Anita Garibaldi, Joaquim Teixeira Nunes e seus Lanceiros Negros, John Griggs, Caxias e Grenfell estão presentes na cultura e na memória. Caminho Farroupilha mostra os locais onde começou a Revolução Farroupilha, os homens e mulheres que nela se envolveram, os fatores econômicos e políticos que alimentaram o conflito e o legado de uma década de lutas que contribuiu para a formação do Rio Grande do Sul contemporâneo. Nesta região está o começo e o fim. A invasão de Porto Alegre. A morte de Bento Gonçalves. O roteiro apresenta as estâncias dos líderes farroupilhas, destaca o papel de suas mulheres no movimento, as roupas da época e as lides campeiras. As charqueadas são símbolos de riqueza e poder de um período que lança os fundamentos da economia e da política rio-grandense. Os antigos sobrados e palacetes, de uma arquitetura austera e forte, ainda guardam os passos de políticos e guerreiros que construíram uma identidade para o sul do Brasil. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos: Guaíba, Camaquã, Cristal, São Lourenço do Sul, Pelotas, Piratini, Rio Grande e São José do Norte.

Fazenda Sobrado
Visita orientada sob agendamento, através do fone (53) 3251-2141
Calçadão
Local ideal para caminhadas, com 980m de extensão.
Estaleiro Atlântico Sul
Visita orientada soba agendamento, através do fone (53) 3251-1344/9981-9583
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal