Balneário Camboriú
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Penha
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Um pouco de História
Prefeitura Municipal
Praça Papa João Paulo I, 320 - Tel.: (47) 3261-4545
 Prefeito:
Edson Renato Dias
Câmara Municipal
Rua 2000, 1380 - Centro - Tel. 0800 645 2035 - (47) 3367 0259
 Vereadores:
• Asinil Medeiros
• Jose Carlos Hannibal
• Claudir Maciel
• Marcos Augusto Kurtz
• Fabrício José Sátiro de Oliveira
• Moacir Schmidt
• João Miguel
• Nilson Frederico Probst
• João Olindino Koeddermann • Orlando Angioletti Junior
 Período do Mandato:
De 01 de janeiro de 2009 à 31 de dezembro de 2012
Brasão e Bandeira
Brasão de Balneário Camboriú Bandeira de Balneário Camboriú
Mapa
AJUDA PARA NAVEGAÇÃO:
ZOOM: utilize a ferramenta a esquerda do mapa ou duplo clique no mapa
SATELLITE: clique no botão no lado superior direito do mapa
MOVER MAPA: clique sobre o mapa, arraste e solte ou clique sobre o mapa e
utilize as teclas com setas do teclado
 
Em uma enseada de águas límpidas, surge uma pequena ilha na imensidão de um mar azul e tranqüilo, protegida em véu verde da Mata Atlântica.

Este era o cenário que os índios Tupi-Guarani desfrutavam e que aproximadamente até 1930 permaneceu intacto, deslumbrando e encantando também colonizadores. Os índios foram os primeiros a desfrutar as belezas da região, como comprovam os fósseis de até 3000 anos encontrados na praia de Laranjeiras. A colonização começou a partir de 1826, com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa. Anos depois vieram os alemães, atraídos pelo clima e solo fértil formando assim na região uma pequena aldeia, o "Arraial do Bom Sucesso".

Em 1849, o lugar passou a ser designado distrito e paralelamente iniciou-se na localidade do atual bairro da Barra, a construção da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso - um dos atuais pontos turísticos da cidade.

Já em 1884, o lugarejo foi desmembrado da vizinha Itajaí, originando o município de Camboriú. A partir de 1926 famílias teuto-brasileiras, provenientes principalmente do Vale do Itajaí, descobrem um verdadeiro paraíso de férias. O turismo começa a ganhar forma e força, sendo notoriamente maior do que qualquer outra tendência econômica.

Em 20 de julho de 1964, Balneário Camboriú torna-se município. Com a emancipação política definida, a cidade ganha novo impulso econômico e novas perspectivas sócio-culturais.

O contínuo aperfeiçoamento de sua infra-estrutura pública passou a ser o maior objetivo de seus administradores, visando a melhoria da qualidade de vida de sua gente, e sobretudo, a adequação da cidade para a recepção de seus visitantes.

Em próximos treze anos após a emancipação política, Balneário Camboriú começa a ser invadida por turistas de países vizinhos, em sua maioria, os argentinos. A partir de 1980, também os brasileiros, começam a adotar a cidade como roteiro de suas férias e a intitulam como a "Maravilha do Atlântico Sul".

Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal