São Francisco do Sul
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Penha
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de São Francisco do Sul, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Arquipélago da Baía de Babitonga
Composto por vinte e quatro ilhas: Alvarenga, do Ferreira, Mandigituba, dos Herdeiros, Murta, do Maracujá, do Pernambuco, dos Araújos, de Dentro, do Meio e de Fora, do Carisco, do Chico, do Pedro, das Claras, dos Negros, Grande, Redonda, das Flores, Queimadas, do Mel Itaguaçú, Guaraqueçaba, do Baiacú, do Quiriri e da Rita. É um dos pontos de parada obrigatórios para vários barcos de passeio.
Balneário de Capri
Localizado a 18km do Centro Histórico, próximo a Praia da Forte, o balneário de Capri é composto por duas praias de águas calmas e cristalinas, abundantes em frutos do mar e em outras espécies da fauna marinha. Um dos pontos turísticos do balneário São as ruínas do antigo leprosário, onde se abrigavam aqueles que sofriam de hanseníase (lepra).
Balneário do Paulas
Localiza-se atrás do porto, ficando a 1.500 m do Centro Histórico, sendo constituído por quatro praias: do Inglês, da Figueira, do Paulas e do Calixto. Com características semelhantes entre si, as praias do balneário possuem águas rasas, calmas e com grande concentração de peixes e frutos do mar que constituem a base da alimentação daquela comunidade, além de importante fonte de renda, uma vez que a localidade é em sua maior parte habitada por pescadores.
Centro Histórico
Conjunto de casas tombadas pelo IPHAN no centro da cidade, defronte à Baía de Babitonga, algumas das edificações possuem mais de 100 anos.
Forte Marechal Luz
Localizado no litoral norte da ilha, o Forte Marechal Luz, fica a 15 km do centro histórico de São Francisco do Sul. A sua Fundação ocorreu durante o ano de 1909, sobre as ruínas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região. O acesso é feito por intermédio de uma estrada de terra, que dá acesso ao Morro João Dias, em cujo topo encontra-se uma bateria de artilharia, composta de 4 canhões, que possibilitavam a defesa da costa em situações perigosas.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça
Em 1699, em função da melhoria financeira resultante da tributação sobre a farinha de mandioca, o peixe, a aguardente e outros produtos, os governantes da então Vila, juntamente com a População, resolveram edificar um nova igreja na localidade. A argamassa utilizada na construção era composta de cal de concha, areia e óleo de baleia. Originalmente construída em estilo veneziano e com uma só Torre, a Igreja Matriz sofreu diversas modificações que a descaracterizaram. A edificação de uma segunda torre que ocorreu em 1921.
Mercado Público Municipal
Esse prédio, começou a ser construído a partir de 1896, sendo inaugurado em 20 de janeiro de 1900. A População era atendida em vários ''boxes'' (lojinhas) que existiam tanto dentro como fora do prédio (hoje há lojas apenas do lado de dentro da edificação). Em 1928 foi anexada ao prédio a peixaria, que além da venda da produção pesqueira artesanal, também serve para o escoamento dos produtos agrícolas que diariamente chegavam em canoas vindas do Distrito de Saí.
Museu Histórico
Localizado na Rua Coronel Oliveira, no centro histórico da cidade. Trata-se de uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco. Construído no final do século XVIII, foi utilizado, segundo o costume da época, como Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, servindo de priSão a lideres revolucionários por ocasião da Guerra do Contestado; era conhecido na época como ''Palácio da Praia do Mota''. Atualmente, o museu abriga em suas salas e celas, objetos doados pela comunidade francisquense, tais como documentos, plantas (mapas), jornais e utensílios domésticos (caneta de pena, mata borrão, móveis, etc.) comuns no cotidiano dos antepassados dos atuais moradores do município. A História da Ilha é ilustrada através de fotografias inseridas nas paredes das celas. No pátio exterior do prédio encontram-se expostos moinhos de cana e mandioca, bem como uma máquina utilizada na fabricação de telhas e um carro fúnebre do início do século XX. Além disso, o museu possui um porão, onde funcionava uma solitária, que era utilizada na detenção de doentes mentais e criminosos perigosos.
Museu Nacional do Mar
Primeiro do gênero no Brasil, foi instalado em setembro de 1991 e inaugurado em dezembro de 1992. Constitui-se em um conjunto de núcleos dedicados a pesquisas de acervos, incrementando, valorizando e divulgando a cultura ligada ao mar. O local abrigava anteriormente o conjunto de depósitos e escritórios da antiga Empresa de Navegação Hoepke, construídos no início do século passado. Suas dimensões - cerca de 10.000 metros quadrados - o tornaram um lugar apropriado para sediar o museu. A mais recente aquisição para o acervo do museu foi a embarcação a remo PARATI I, doada por seu proprietário, o navegador Amyr Klink, que a utilizou na sua histórica travessia do Atlântico em 1984.
Porto
A economia de São Francisco do Sul depende, em grande parte, do porto localizado em seu território, que é considerado um dos mais importantes do Brasil. O porto de São Francisco do Sul pertence ao Governo do Estado de Santa Catarina, que tem concesSão para explorá-lo até o ano de 2011. É o quinto maior do país em movimentação de contêineres, respondendo por cerca de metade da movimentação portuária do Estado. Situado na Baía da Babitonga, o porto possui um canal de acesso com 11m de profundidade e 4m de atracação.
Praia da Enseada
Localizada entre as Praias de Ubatuba e do Molhe, a 18km do Centro, a Praia da Enseada é um local bastante procurado por famílias, devido ao fato de suas águas serem rasas, calmas e límpidas. A oferta de pratos típicos com preços acessíveis é possível durante todo o ano, sendo um dos pilares da economia local, que se apóia na pesca e no cultivo de frutos do mar. É dotada de boa infra-estrutura turística, com a presença de hotéis, restaurantes e bares, além da crescente oferta de casas disponíveis para aluguel na alta temporada. A localidade oferece opções de lazer como eventos esportivos e culturais.
Praia da Saudade (Prainha)
Localizada entre o Morro da Enseada e a Praia Grande, a 19km do Centro, a Prainha é tida como uma das praias mais bonitas e conhecidas da ilha de São Francisco do Sul. A sua principal característica São suas águas revoltas, sendo ocasionalmente palco de diversos campeonatos de surf. Possui grande variedade de equipamentos de lazer noturno.
Praia de Ubatuba
Localizada entre as Praias de Itaguaçú e Enseada, a 12 km do Centro, a Praia de Ubatuba com suas águas límpidas e cristalinas, é uma das praias mais procuradas pelos veranistas em geral. Muito procurada pelos adeptos do surf.
Praia do Forte
Localizado entre o Balneário de Capri e a Praia de Itaguaçú, ficando a 15km do Centro Histórico, a Praia do Forte é um local favorável para a prática de pesca e surf por ser uma praia de mar aberto. Areias monazíticas São encontradas junto ao morro João Dias. Possuem propriedades terapêuticas, sendo indicadas para pessoas com problemas reumáticos.
Praia do Itaguaçú
Localizada entre o Morro João Dias e a Praia de Ubatuba, a 13km do Centro Histórico, esta a Praia do Itaguaçú, um dos locais preferidos pelos entusiastas da pesca de arremesso, devido as suas águas agitadas. Durante o inverno, temporada de pesca de tainha, também transforma-se no ''segundo lar'' de diversas famílias de pescadores locais.
Praia Grande
Localizada entre a Prainha e Barra do Sul, a 20km do Centro, a Praia Grande tem uma grande extenSão - 26 km de comprimento - Costuma ser freqüentada por praticantes do naturismo. A praia Grande é emoldurada por uma estrada que dá acesso a Praia do Ervino. Desde a rodovia, é possível observar a Vegetação de restinga que separa o mar da mata, abriga várias espécimes vegetais e animais.
Sambaquis
Consistem em elevações arqueológicas, antigas residências dos indígenas que viveram em suas imediações em várias épocas. Nessas elevações de conchas, com uma altura média de 5 a 8m, São encontrados instrumentos de pedras lascadas e polidas, ossos, esqueletos humanos e restos de fogueiras. Diversos sambaquis São encontrados no litoral francisquense, principalmente nas localidades de Enseada, Praia Grande, Linguado e Ribeira, na Vila da Glória, e no Distrito do Saí.
Vila da Glória
Localidade onde vivem predominantemente pescadores, com acesso por lancha ou ferry-boat a partir de São Francisco do Sul. Rica em Mata Atlântica e cascatas, apresenta uma vista panorâmica de São Francisco do Sul.
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal