Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Macaé
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de Macaé, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Lagoa de Imboacica
Com Área aproximada de 5 km2, identifica-se como trecho de limite entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras. Estreita faixa de areia a separa do oceano. Suas águas têm tonalidade, temperatura e transparência constantes durante o ano, com presença de praias principalmente no trecho sul da Lagoa, junto à restinga.
Praia do Pecado
Tem cerca de 1.000 m de extenSão, com areias grossas e escuras, águas mornas e transparentes. Possui, ainda, afloramento de rochas no oceano, localizados entre 50m a 180m de distância da praia, em linha paralela à costa.
Praia dos Cavaleiros
Tem cerca de 1500m de extenSão, sendo conhecida como a Copacabana macaense.
Praia Campista
Localizada na mesma faixa arenosa da Praia dos Cavaleiros e da Praia do Pecado, tem extenSão aproximada de 3.000m.
Praia do Farol / Prainha
Com cerca de 500m de extenSão, tem águas mornas, transparentes, e areias grossas, com tonalidade amarelada. Está localizada junto a uma encosta rochosa onde estão as ruínas do Farol de Imbetiba/Farol Velho.
Praia de Imbetiba
Com extenSão aproximada de 1500m, fica na enseada onde está localizado o terminal da Petrobrás.
Praia do Forte
Situada entre a Ponta do Forte e a Foz do Rio Macaé, tem aproximadamente 150 m de extenSão. Nela estão o Forte Marechal Hermes, construído no início do século XX.
Pontal de Macaé
Na margem esquerda do Rio Macaé, próximo à foz, encontra-se o Pontal de Macaé, onde há uma pequena praia fluvial, e, do seu lado oposto, uma praia oceânica, a Praia da Barra.
Morro de Sant’ana
Com cem metros de altura, nele estão localizados a Igreja de Sant’ana, construída em 1630, e o mirante do Cruzeiro de Sant’ana. De seu topo avista-se o complexo urbano de Macaé, a orla marítima, o Rio Macaé e seu expressivo manguezal e, ao fundo, a região serrana.
Praia da Barra
Com extenSão aproximada de 2 km, suas águas apresentam constante variação em sua cor, transparência e temperatura.
Praia de São José do Barreto
Com extenSão aproximada de 10 km, identifica-se como prolongamento da Praia da Barra. Em mar aberto, com águas mornas e escuras, suas areias grossas, de tonalidade amarelada, têm um dos maiores índices de areias monazíticas de todo o litoral macaense. Do local avista-se o arquipélago de Sant'ana, além da longa faixa de praias da região, com ocorrência de desova de tartarugas.
Arquipélago de Sant’ana
Composto pelas Ilhas de Sant’ana, do Francês, Ilhote do Sul, e Ilha Ponta das Cavalas, destacando-se ainda o grupamento de rochedos concentrados em maior número próximo a Ilha do Francês. Local de desova de várias espécies de aves marinhas, principalmente gaivotas. Possui duas extensões de praia, com águas transparentes e areias claras.
Praia de Lagomar
Com extenSão aproximada de 4 km, situa-se entre as Praia de São José do Barreto e a Praia de Carapebus. Em sua Área encontra-se a Lagoa Jurubatiba. Tem águas frias e pouco transparentes.
Lagoa de Jurubatiba
Situada a 14 km de Barra de Macaé, tem extenSão aproximada de 1.000m. Lagoa de água doce, morna, escura e de pouca transparência, faz parte do Parque Nacional de Jurubatiba, criado em 1998. É uma Área de restinga de 14 mil hectares com muitas lagoas, abrangendo os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. O parque é formado por 44 quilômetros de costa. A diversidade de Jurubatiba é tão importante que lá podem ser encontrados vestígios tanto do sertão nordestino, quanto da Floresta Amazônica e as clusias 13. A Área de preservação possui 12 lagoas costeiras e iNúmeros brejos temporários e permanentes, com florestas inundáveis e inundadas. Entre as espécies da flora, destacam-se a pitangueira, o cajueiro, a erva-mate e madeiras de lei, como o argelimrosa, o aderno, o catambu, a caixeta e o ipê-amarelo. No Parque vivem jacarés, capivaras, tatus, lontras, tamanduás-mirins, além de um número considerável de aves e peixes. Das lagoas costeiras dependem várias espécies de aves aquáticas, residentes e migratórias, como irerês, marrecas-caboclas, patos de crista, marrecas-queixo-branco e outras.
Parque Ecológico Fazenda Atalaia
Situada em Córrego do Ouro, ocupa uma Área de 235 hectares de mata atlântica. Antigo manancial que abastecia a cidade com água potável, hoje é local histórico devido à importância de suas construções no passado.
Pico do Frade
Distante 6 km de Glicério, está localizado na Serra dos Crubixais, a maior reserva florestal do município, na fronteira com Trajano de Morais. Possui 1.429 m de altitude, ponto mais elevado de Macaé, sendo constituído de 2 formações rochosas: a maior, do Frade, e a Pedra do Paulo, hoje também conhecida como Pedra do Grito. Do pico tem-se ampla vista de toda a região serrana e de todo o litoral macaense.
Serra da Cruz
Próxima à Vila Paraíso (Trapiche), faz parte do sistema montanhoso da Serra do Mar, com altura variável em torno de 500 m. No local há várias nascentes e quedas d'água.
Cachoeira de Glicério
Localizada a 1 km da sede do distrito, no Rio Duas Barras. A queda d'água é pequena, caindo num poço de 30 m² de diâmetro conhecido como Poço da Siriaca, com pequena praia. As águas São transparentes e frias.
Serra da Bicuda Grande e Pequena
De grande extenSão, faz limite dos municípios de Macaé e Casimiro de Abreu, se estendendo pelos distritos de Cachoeiros de Macaé, Sana e Glicério. Tem altura variável em torno dos 600 m. Destaca-se a Pedra da Bicuda, situada entre as Vilas Bicuda Grande e Pequena, formação rochosa de forma pontiaguda. Na Serra, existem alguns riachos e a paisagem circundante é muito variada, com alguns trechos de matas, lavouras e pastos.
Rio Sana
Rio de águas claras, transparentes e frias, com pouca correnteza, tem praias de areias grossas e claras. Em Barra do Sana destaca-se a confluência do Rio Sana com o Rio Macaé.
Cachoeira do Escorrega
O leito de pedras do Rio Sana forma um escorrega que deságua em uma piscina natural.
Pico Peito de Pomba
Localizado a 6 km do Arraial do Sana, tem altura aproximada de 1.400 m e se destaca como ponto de referência e atração da região do Sana. No seu cume há uma formação rochosa com altura de 50m, com o formato de um peito de pomba. Do local avistase a região serrana de Macaé e o Arraial do Sana.
Igreja de São João Batista
Situada na Praça Veríssimo de Melo. Provável construção do século XVIII, foi originalmente erigida como capela da Irmandade de São João Batista, sendo posteriormente ampliada para dar lugar à atual Igreja Matriz. Destacam - se no interior, também as imagens sacras em tamanho natural de Nossa Senhora das Dores, Senhor Morto e Jesus carregando a cruz.
Igreja de Sant’ana
Situada no topo do morro de Sant’ana, de onde avista-se todo o complexo urbano de Macaé, a orla marítima, o Rio Macaé e seu manguezal e, ao fundo, a região serrana. A capela primitiva data de 1630. Foi erguida pelos jesuítas, sofrendo posteriormente inúmeras reformas, sendo a última em 1896.
Casa de Caridade de Macaé
Construção histórica em 1 pavimento sobre porão, sólida e imponente, destaca-se, no interior, a capela centralizada de frente para a porta principal. Também está localizada na Praça Veríssimo de Melo.
Forte Marechal Hermes
Edificado ao longo das curvas de nível do Morro do Forte, de onde se avista a cidade, as praias e as ilhas. Há uma reserva florestal e, no topo do morro, está a antiga Fortaleza de Santo Antônio do Monte Frio.
Palácio dos Urubus
Localizado nas proximidades o morro do Sant'ana, data da 2ª metade do século XIX. Sua denominação surgiu a partir da construção de um matadouro nas imediações, o que fez com que revoadas de urubus fizessem do telhado o local de suas refeições. O matadouro foi desativado, e as aves debandaram, no entanto o nome foi incorporado ao folclore da cidade.
Palácio Legislativo
Tem parte da construção datada do século XIX, sendo o restante construído na 2ª década do século passado, resultando em dois pavimentos, em centro de terreno, com características neoclássicas. No interior da edificação destaca-se o plenário da câmara, com trabalhos de madeira em alto relevo.
Prédio da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores
Inaugurado em 1887, seu interior é simples, com dependências para reuniões e capela. O prédio foi totalmente recuperado e apresenta um grande interesse cultural do município.
Prédio da Sociedade Musical Nova Aurora
Construção foi iniciada em 1889, entre os salões de ensaio da banda e reuniões está a capela de Santa Cecília, padroeira dos músicos.
Prédio do Colégio Estadual Matias
Projetado e construído inicialmente para abrigar o Hospital da Sociedade Portuguesa de Beneficência, em 1875.
Solar do Monte Elísio
Situado no topo de uma elevação, no centro urbano de Macaé, é um elemento de destaque na paisagem, por sua posição geográfica. Construção iniciada em 1852 e concluída em 1866 para abrigar a família do Visconde de Araújo, possui 3 pavimentos, apresentando algumas características neoclássicas.
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal