Porto Feliz
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Itu
  Salto
  Tietê
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de Porto Feliz, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Fórum e Cadeia Pública
Em 1910, foi construído no Largo da Penha um sobrado para servir de Fórum e Cadeia Pública. Todo acusado que era condenado em julgamento, no andar superior (Fórum), só precisava dar alguns passos para chegar até a priSão, no térreo. Atualmente abriga a Guarda Civil Municipal.
Praça Duque de Caxias, 22 - Centro.
Casa da Alfândega
Palco dos grandes movimentos mançoeiros - onde os Bandeirantes se reuniam para organizar as monções - o Largo da Penha é o marco do início do povoamento de Porto Feliz. Ainda hoje, abriga várias construções da época; entre elas o velho casarão construído - há cerca de 297 anos - por mãos escravas, tendo paredes de 96 cm de espessura. Aí funcionou a antiga Casa da Alfândega, onde eram cobrados os tributos da riqueza conquistada nas Monções. Atualmente, abriga o tradicional restaurante Belini, onde é servido o prato típico da cidade: o Cearense
Praça Duque de Caxias, 66 - Centro.

Parque das Monções

Localizado as margens do Tietê, é um dos locais mais frequentados pelos moradores e pelos turistas. Inaugurado em 1920, foi instalado no exato local de onde saiam os batelões rumo às minas de ouro do Mato Grosso. Tornou-se o Museu Natural das Monções, onde se pode obserbar um batelão, o paredão salitroso - que deu origem ao nome indígena da cidade - e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Rua dos Bandeirantes, s/n. Horário das 08:00 às 18:00.
Monumento das Monções
Inaugurado em 1920, pelo presidei de São Paulo, Altino Arantes, o Museu das Monções foi construído nas proximidades do rio Tietê, de onde partiam e chegavam as famosas expedições monçoeiras. Para dar acesso ao Parque das Monções e ao monumento foi construída uma majestosa escada ligando a antiga Rua do Porto às margens do Tietê.
Rua dos Bandeirantes, s/n. Horário das 08:00 às 18:00.
Paredão Salitroso
Ainda hoje, esse precioso documento natureza, é objeto de estudos, por ser sua origem imprecisa. Alguns estudiosos, afirmam que esse local abriga provas que essa região esteve submersa há milhões de anos. É constituído principalmente de rocha salitrosa, calcário e arenito, e apresenta camadas sedimentares intrusivas - que só apareceram à superfície depois de removidos os materiais sedimentares que o recobriam.
Salitre: O nitrato de potássio, nitrato de sódio das rochas;
Calcário: Rocha constituída de carbonato de calcário;
Arenito: Rocha constituída de grãos de areia esbranquiçadas e amarelas.
Rua Bandeirantes, s/n - Parque das Monções
Funcionamento: Diário, das 8:00 às 18:00
Nossa Senhora de Lourdes
Idêntica à existente em Lourdes, na França, foi escavada na rocha e recebeu a contribuição do povo portofelicense, que ofereceu donativos para sua construção. Foi inaugurada solenemente em 1924.
Endereço: Rua Bandeirantes, s/n.
Funcionamento: diário
Horário: das 8:00 às 18:00
Igreja Matriz
Sua construção teve início em 174. Seu prédio, em estilo barroco, foi construído em taipa. As paredes do altar-már São recobertas por azulejos pintados pelo artista italiano Bruno De Giusti.
As pinturas retratam as principais passa gens da História de Porto Feliz.
Endereço: Praça Dr. José Sacramento
Funcionamento: de segunda a sábado
Horário: das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00
Nossa Senhora Mãe dos Homens
Segundo esta escrito no “Livro Tombo da Paróquia de Porto Feliz”, esta majestosa e perfeita imagem da Virgem Maria veio da Europa especialmente para ser colocada na suntuosa Igreja - atual Matriz que os moradores de Ararítaguaba estavam constituindo em louvor à Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Endereço: Praça Dr. José Sacramento e Silva e Igreja Matriz
Funcionamento:de segunda a sábado
Horário: das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:00
Museu Histórico e Pedagógico das Monções
O Museu Histórico e Pedagógico das Monções abriga um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a História da cidade. O prédio tem, aproximadamente, 160 anos. Em 1846, o casarão teve seu dia de glória: em 22 de março, tornou-se “Casa Real”, ao hospedar Sua Majestade o Imperador D. Pedro II. Abrigou também o então Barão de Caxias. A partr de 1965, passou a abrigar o Museu das Monções.
Endereço: Praça Coronel Esmédio, s/n
Funcionamento: de terça à sexta-feira, das 9:00 às 16:30, e nos sábados e domingos, das 10h00 às 16h00.
Estação das Artes
Construída em 1919, destinou-se, durante cerca de 40 anos, ao armazenamento tanto das cargas que chegavam a Porto Feliz como das que saiam.
Endereço: Rua Othoni Joaquim de Souza, s/n
Funcionamento: de segunda à sexta, das 08:00 às 17:00.
Biblioteca Municipal
Sua construção, em estilo inglês, data de 1920.A Estrada de Ferro Sorocabana foi desativada em 1960. Restou o prédio da antiga Estação, onde atualmente está a Biblioteca Municipal.
Endereço: Praça Coronel Eugênio Motta, 86 - Centro.
Funcionamento: De segunda à sexta-feira, entre 08:00 e 17:00
Casa de Cultura
A Casa de Cultura Dona Narcisa Stettener Pires encontra-se instalada num típico exemplo da arquitetura urbana de Porto Feliz do inicio do século XIX, construído originalmente em taipa de pilão e pau-a-pique.
Endereço: Rua Tristão Pires, 123
Funcionamento: de segunda à sexta, das 8:00 às 11:00 e
das 13:00 às 17:00
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal