Canela
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Canela
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de Canela, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Alpen Park

O Alpen Park é uma emocionante aventura nas montanhas de Canela, na Serra gaúcha, a terra do Papai Noel e do Sonho de Natal. Em uma pista de aproximadamente 1km, desfrute de uma descida entre morros, mata nativa, riacho, ponte e uma fantástica vista de um vale, a bordo de um trenó para uma ou duas pessoas. Curvas fechadas e uma velocidade de até 40 km/h fazem desta aventura pura emoção. Depois relaxe e deixe que uma subida íngreme o surpreenda ainda mais. É diversão certa para toda a família!
Estrada Canela-São João, 901 a menos de 5 minutos da Catedral de Canela.
Informações: 54 282 9752 www.alpenpark.com.br

Monumento à Integração do Cone Sul
Criado pelo escultor Carlos Tenius, marca a reunião dos cinco presidentes que integram os países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), com vistas à conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Canela, fevereiro de 1992.

Monumento localizado no entroncamento das estradas RS 235, Canela a Gramado, e a RS 466, Canela ao Caracol, bem na entrada da cidade de quem se desloca a partir de Gramado. Marca o encontro dos presidentes dos países do Mercosul em preparação a Eco 92.
Monumento à Integração Região das Hortênsias
São duas figuras humanas estilizadas em concreto de mãos dadas, significando a união de ambos os municípios. Seguram uma hortênsia (flor símbolo da região) a qual deu início ao Turismo das cidades.
Na divisa dos municípios de Canela e Gramado, na RS 235, está o monumento da integração regional.
Casa de Cultura
Antiga Estação de Trem de Canela concluída em 1924. A Locomotiva tipo "Double Ender", da Bélgica, com bitola 1000, que se encontra neste local foi fabricada entre 1908 e 1910 e entrou em circulação na Rede Ferroviária em 1922. Hoje abriga a Casa do ArteSão, a qual possui locais para exposição dos produtos artesanais produzidos em Canela. O Centro Cultural é a antiga Estação de Trem de Canela, com uma antiga locomotiva, abriga hoje a Casa do ArteSão. No centro da cidade junto à praça João Correa. Serve de referência e apoio aos turistas, pois neste prédio esta localizada a Central de informações de Canela.
Casa de Pedra
A Casa de Pedra de Canela foi construída em 1953 pela Associação Rural de Canela. Na época foi construída com revestimento interno de madeira e externo de pedras basálticas, possuindo uma Área de 700 m².

Inicialmente a Casa de Pedra foi abrigo da Associação Rural de Canela, a qual perdurou por muitos anos neste local.

Após este período, a Prefeitura Municipal de Canela instalou-se no local até o ano de 1990 e, em seguida, no ano de 1992, a Câmara de Vereadores de Canela, tomou-a como sua sede.

Porém, o prefeito em gestão na época, desativou a Casa de Pedra e sugeriu um projeto para implantação de um restaurante panorâmico no local. No entanto, o projeto não foi concretizado e a Casa de Pedra ficou desativada até 1999, ano em que o prédio sofreu uma grande reforma para que pudesse ser implantado o projeto que visava a instalação de um teatro no local.

Hoje a cidade conta com o Teatro Casa de Pedra, com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, em plena atividade. Está também adaptado um cinema, o Cine Casa de Pedra com sessões nas quartas-feira, quinta-feira, sábados e domingos.

No centro de Canela está o Teatro Casa de Pedra, uma construção em pedras basálticas muito característica da região. Local para apresentação de teatro, cinema e convenções.
Castelinho
A 5 km do Centro de Canela, na estrada que vai à Cascata do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, conhecida também como Castelinho.

Construída entre 1913 e 1915 pela família Franzen em madeira de pinheiro brasileiro - Araucária - extraída no próprio local e tratada por imerSão no Arroio do Caracol durante 6 meses. Tem como peculiaridade a não utilização de pregos na montagem das paredes mas apenas encaixes e longos parafusos.

Os cômodos da residência levam a uma verdadeira volta ao passado, formando um museu que abriga os móveis, louças, objetos, utensílios e ferramentas usadas pelos imigrantes, na colonização da região.
A culinária alemã está presente e pode ser degustada no melhor Apfelstrudel da Região das Hortênsias mantida de geração em geração.

Na RS 466 (Estrada Canela - Caracol) a aproximadamente 5 km do centro de Canela você verá um museu da colonização alemã, com venda de artesanato e o imperdível apfelstrudel (torta de maçã). Seu tempo de permanência estimado é de uma hora. informações pelo fone: (54) 278.3208. www.castelinhocaracol.com.br

Catedral
A Igreja possui uma torre, de 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália, e aqui instalados em 1972. Situada na praça da Matriz, no centro da cidade de Canela, Rio Grande do Sul, é mais conhecida como "Catedral de Pedra" pelo seu estilo gótico inglês. A Paróquia foi criada em 1937 e a escolha de sua padroeira, Nossa Senhora de Lourdes, foi feita pelos próprios paroquianos.

Em seu interior destacam-se três painéis que São telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a Aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. Os quadros da Via-Sacra foram feitos por Pablo Orono Herrera, uruguaio, escultor e restaurador de Arte Sacra. Utilizou madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila. Seus lindos vitrais representam a ladainha de Nossa Senhora.

O altar é uma obra de arte, esculpida em madeira por Júlio Tixe, escultor uruguaio. Tem como tema a Santa Ceia. É o segundo ponto turístico mais fotografado da Região Sul do país. Sua beleza é grandiosa e imponente, visitá-la é envolver-se pela mística de sua construção, pela paz e pela oração.

Histórico

• A construção da Igreja Matriz iniciou em 1953 com o projeto do Arquiteto Bernardo Sartori.

• No final de 1954, os alicerces estavam bem adiantados.

• Em 1955, resolveu-se que a nova matriz seria revestida de lajes de pedra basalto.

• Em 1964, foram concluídas as paredes ao redor da antiga Igreja Matriz e, logo após, iniciou-se a demolição da mesma.

• Em 1965, foi realizada a montagem do telhado, iniciando, no ano seguinte, a campanha dos vitrais.

• O forro foi aplicado em 1978.

• Em 1982, foi colocado o piso em pedra basalto.

• As portas laterais foram colocadas em 1985.

• Em 1987, foi encaminhada a confecção a porta principal em madeira mogno e a escultura gótica coube a Walter Frasson da cidade de São Leopoldo.

Aos domingos às 10h 30min acontece a Missa do Turista, que se destaca junto ao público local e visitante. Participe!

Museu do Automóvel Anos Dourados
O museu do automóvel Anos Dourados conta com uma média de 36 veículos antigos dos anos 20 aos anos 70, com contexto bibliográfico de época, incluindo a industria brasileira. você encontra também uma coleção de plastimodelismo automotivo, documentação automobilística e um espaço cultural temático. O museu possui também uma cafeteria.

Fica na entrada da cidade, na Praça das Nações, 281, continuação da RS 235, está o Museu do Automóvel Anos Dourados, local que abriga uma coleção de automóveis das décadas dos anos 20 aos 70. Seu tempo de permanência no local é de aproximadamente uma hora, caso você seja amante do automobilismo planeje uma visita por muito mais tempo.
Mundo a Vapor
O impacto dramático causado pela perfeita reconstituição do famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva cruzou desgovernada e em alta velocidade a estação de Montparnasse, atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura, é apenas o início das surpresas que aguardam o visitante do Parque Temático Mundo a Vapor, localizado na rodovia Canela-Gramado.

Lá dentro, um mundo fantástico, com atrações que não existem em qualquer outro lugar do planeta, impressionará seus visitantes.

Dentro do Parque o viajante conhecerá uma fábrica de telhas e tijolos que cabem na ponta de um dedo... Poderá acompanhar o processo siderúrgico, com mini-lingotes sendo fundidos e laminados na sua presença. Verá como é uma moagem de pedras e um sistema de irrigação de lavouras.

Ficará surpreso ao ver qual era o tamanho dos primeiros tratores mecânicos construídos para trabalho na lavoura, movidos a vapor. Verá uma usina de geração de energia, acendendo pequenas lâmpadas. Tudo funcionando a menos de um metro de distância do visitante! São equipamentos únicos no mundo. Todos movidos a vapor, até mesmo o relógio. A cada hora cheia, ele apita! E no inverno, a agradável calefação do parque também é gerada pelo vapor!

Numa inesquecível aula de História ao vivo, o visitante terá contato com os costumes, as habitações, as ferramentas e maneiras de trabalho dos primeiros colonizadores da região, cujos descendentes fizeram as incríveis máquinas que estão funcionando na sua frente!

Com um pouco de sorte, é possível encontrar no local as pessoas que as fabricaram!

Completamente encantado pelo que já viu, o viajante ficará ainda mais deslumbrado ao chegar ao equipamento mais incrível do parque que é a menor fábrica de papel do mundo, e que levou 3 anos para ser construída.

Em apenas 6 minutos, poderá acompanhar o ciclo completo de fabricação do papel, e levará como souvenir uma amostra do papel que foi produzido totalmente na sua presença! Todos os equipamentos foram feitos em Canela, de forma artesanal, pela família Urbani, e cada um de seus componentes é produzido sob medida.

As crianças vão adorar andar no trenzinho que existe na parte externa do parque, e os adultos também vão querer (e podem) acompanhá-los. A oportunidade de viajar no MUNDO A VAPOR é imperdível, porque em nenhum outro lugar do mundo há algo semelhante! Degustação de queijos, vinhos e produtos coloniais típicos da região, além da compra de artesanatos, filmes, revelações, malhas e couros também podem ser vistos no interior do Parque, em lojas com arquitetura de várias regiões do mundo. Há, também, um serviço de fotos com trajes de uma época que não existe mais... a não ser no MUNDO A VAPOR !!!

E ainda, camisetas belíssimas e outros souvenis relacionados ao tema Mundo a Vapor podem ser encontrados na loja de souvenis do Mundo a Vapor.

O parque temático Mundo a Vapor, está localizado na RS 235, estrada que liga Canela a Gramado, a 2 km do centro de Canela. No parque você vai realizar uma volta ao passado, no tempo das máquinas movidas a vapor, com inúmeras miniaturas de processos fabris. Lojas comerciais complementam o local. Seu tempo de visitação estimado é de uma hora.

Maiores informações: www.mundoavapor.com.br
Parque do Saiqui

Em 27 de setembro de de 1957, Reinaldo Dieterich doou a igreja uma Área de 3.000 m², sendo que no dia 07 de novembro, Teófilo Willrich doou mais 2.156 m² . O território em que estavam localizados os terrenos é denominado como Saiqui, e foi doado para ali ser construída uma capela em homenagem a Santa Bernadete. Mais tarde o cônego João Marchesi comprou a parte restante da Área pertencente a Reinaldo Dieterich, pelo fato de o local ter se tornado pequeno para abrigar os fiéis. Neste mesmo ano foi benzida a pedra fundamental da futura capela do Saiqui, porém era preciso decidir se seria dedicada a Nossa Senhora de Lourdes ou a Santa Bernadete. No entanto, devido a uma promessa da Sra. Ângela Rigotto, que participava todos os anos da festa em honra a Nossa Senhora de Caravággio em Farroupilha, em doar uma imagem da Santa à Canela, o Santuário acabou adotando como sua padroeira a Nossa Senhora de Caravággio; este fato ocorreu somente dois anos após a doação (l959), devido a um pedido dos fiéis, após participarem da primeira Festa da Aparição da Santa, em 26 de maio de 1961, que reuniu uma multidão em procisSão desde a matriz em Canela até a capela do Saiqui.

Foi construído o Monumento da Prece, retratando duas mãos juntas em prece, tendo em seu interior a Imagem da Virgem de Caravággio, com um metro e meio de altura, e pintura realizada em Canela, pela madre chamada Francisca.

Hoje a festa tem grandes proporções, reunindo milhares de fiéis devotos em suas romarias, em pagamento de promessas, orando e cantando enquanto percorrem os 7 Km que levam ao Parque do Saiqui.

Próximo ao Parque do Saiqui tem o Parque de Rodeios do CTG Querência de Canela, que abriga todos os anos o Rodeio Crioulo Nacional, evento tradicional de Canela, no mês de janeiro. Cerca de trinta mil pessoas prestigiam o evento que conta com cerca de três mil participantes nas diversas modalidades de competição artísticas e campeiras, com demonstrações de touradas, apresentações de habilidades campeiros em cavalo e boi e a noite grupos de fandango que animam os bailes do Rodeio. E acontece também em setembro a Semana Farroupilha.

Está a 7 km do centro da cidade na RS 235 em direção a São Francisco de Paula está o Parque do Saiqui. Local normalmente visitado quando da realização dos eventos religiosos de Nossa Senhora de Caravággio, na semana de 26 de maio ( sendo feriado neste dia).

Aldeia do Papai Noel

Durante todo o ano, Papai e Mamãe Noel recebem seus visitantes num encantador parque temática instalado num sítio de 1916, no centro da cidade. O local é todo iluminado e decorado com motivos natalinos com objetos e móveis de época.

Novo horário de funcionamento:

Segunda-feira a sexta-feira: das 13h 30min às 20 horasSábados, domingos e feriados: das 10h 30min ás 20h 30min Quarta-feira: dia de manutenção

Av. das Nações, nº 400 - Canela - RS - Tel. (54) 282-3043 ou www.papainoel.com

Maiores informações: (54) 286-7332 / 286-7164 ou (54) 9129-3431

Papai Noel está aguardando a sua visita!

Parque das Sequóias
O Parque das Sequóias é um Museu Aberto de Coníferas, que São árvores com frutos com formato de cone. A Araucária, o Pinheiro Brasileiro, e o Podocarpus, Pinho Bravo São as duas únicas coníferas originais do Brasil. O parque se originou pela preocupação da extração dos pinheiros da região sem controle, pois possuem um crescimento lento.

No parque foram plantadas em torno de 90 espécies de coníferas, a mais de 50 anos atrás. Das coníferas se destacam as Sequóias, de origem americana, chegam a atingir na Califórnia nos Estados Unidos mais de 3000 anos de idade, com 120 metros de altura e 12 metros de diâmetro.No Brasil com 50 anos atingem mais de 30 metros de altura e aproximadamente 1,5 metros de diâmetro.

Outra espécie de sequóia encontrada no parque é a Metasequóia, considerada extinta até a década de 40, quando foram encontradas sementes congeladas nas geleiras da China.

A Ginkgo biloba é outra atração do Parque das Sequóias, pois é a espécie arbórea mais antiga ainda em vida sobre o planeta. É muito conhecida pelo seu uso medicinal, que auxiliando a circulação sanguínea, principalmente cerebral, é utilizada para o melhor funcionamento da memória e também para problemas de labirintite. Tem um crescimento muito lento, portanto a árvore é pouco conhecida. No outono fica com as folhas amarelas até o dourado, quando caem da árvore. Produtos de beleza também São produzidos com a Ginkgo.

Várias espécies nativas São encontradas no parque como os xaxins, que estão em extinção, e a erva-mate, árvore símbolo do RS, e de onde se faz o chá mate e o tradicional chimarrão.

O Parque das Sequóias está a 2,5 km do centro da cidade, em direção aos fundos da Catedral de Pedra, com acesso pavimentado até o parque. São mais de 150 espécies que estão catalogadas no Parque e você dispõe de duas trilhas auto-interpretativas, uma curta de 200 metros, que se percorre em torno de 20 minutos e outra de aproximadamente mais 1000 metros que é percorrida em torno de 50 minutos.

você também pode agendar roteiros de turismo ecológico como caminhadas na mata nativa com guias especializados e o canyoning (cascating), que São descidas em cascatas com equipamentos de montanhismo.

No parque você também pode locar bicicletas (mountain bikes) para um passeio, por exemplo, até o Morro Pelado. informações pelo fone (54) 282.1373.Este parque participa do Passaporte dos Parques de Canela
Parque do Laje de Pedra
No Parque Laje de Pedra, passeia-se por ruas arborizadas e belos jardins.
Este caminho conduz o visitante a contemplar o Vale do Quilombo, uma das mais belas paisagens da região. De seu mirante, observa-se um horizonte de montanhas e vales. Este parque é dentro de um condomínio nobre da cidade, com o mirante ao lado do Hotel Laje de Pedra.

Está a aproximadamente 5 km do centro da cidade, por acesso pavimentado dentro do condomínio de mesmo nome. Um local belo pela natureza e também pela arquitetura das residências que formam o condomínio.

Em função da facilidade de acesso, o tempo de visitação depende do interesse pela natureza no mirante ou pela arquitetura das casas que compõem o condomínio. informações no Hotel Laje de Pedra pelo fone (54) 282.4300.
Parque Floresta Encantada
você vai passear de teleférico, num percurso com mais de 800m que mostra uma exclusiva vista panorâmica frontal do Caracol e desce até bem próximo das águas deslumbrantes da cascata.

O parque possui também trilhas para caminhadas.Ainda poderá admirar animais domésticos tais como: pôneis, mini-vacas, espécies de pombas e demais aves.

Este parque está a menos de um quilômetro do Parque do Caracol, sendo seu grande atrativo o passeio de teleférico. A viSão diferenciada da Cascata do Caracol é muito bonita, avistando também o Vale da Lageana. O tempo estimado para a visitação é de uma hora. você pode permanecer mais tempo para aproveitar as trilhas do parque. informações pelo fone (54) 504.1405. Aberto diariamente das 9 às 17 horas.
Parque das Corredeiras
Junto ao Rio Paranhana, a grande atração deste Parque é o Rafting, descidas em botes infláveis pelas corredeiras do rio.

Este parque está em implantação, possui churrasqueiras e sanitários. Está localizado a 13 km do centro da cidade e o acesso é pelas estradas das antigas colônias do município de Canela. Pela estrada você conhecerá a vida rural dos moradores de Canela.  Consulte a Central de informações para verificar as condições das estradas de acesso, ou se preferir contate as agências de turismo da cidade.

O tempo aproximado de deslocamento até o parque é de 30 minutos. Os passeios de rafting duram em média 2 horas. Na sua estada recomendamos programar meio dia (um turno) para fazer este passeio. informações na Secretaria de Turismo, fone (54) 282.1287.
Parque do SESI
A reserva ecológica do Parque do Sesi, a 2,5 km do centro de Canela, é um dos mais belos recantos de Canela. Com 17 hectares de área, o parque possui uma completa infra-estrutura de lazer e serviços.

Nossas trilhas ecológicas para passeios na mata permitem um contato maior com o Clima e a Vegetação da região. Ouça o chamamento das aves, o murmurar do vento através dos pinheiros.

Hospede-se em nossas Cabanas Mobiliadas com TV, parabólica, Telefone e Aparelho de CD. Dispomos para seu conforto de uma Cantina onde servimos almoço e um saboroso café da manhã que está incluso na diária.

Relaxar é preciso. Melhor ainda é aproveitar e curtir momentos em família ou com amigos. Por isso, montamos um complexo Esportivo com diversas opções para o seu lazer: play-ground, ginásio de esportes, campo de futebol, pistas de mini-golf, bolão eletrônico, além de muito espaço para fazer o inesperado.

O Parque do SESI está situado a 2,5 km do centro de Canela, em direção aos fundos da Catedral de Pedra. No parque você tem uma grande infra-estrutura para a prática de esportes, com ginásio poli-esportivo, canchas de futebol e de vôlei além de trilhas para caminhadas. O parque possui uma Área para camping, cabanas e alojamento. informações pelo fone (54) 282.1311.Ingresso gratuito

Parque do Pinheiro Groso
No coração da mata nativa você é apresentado a uma grande árvore de aproximadamente 700 anos, um dos mais antigos pinheiros do Brasil. A araucária augustifolia (Pinheiro Brasileiro) ponto de referência da Vegetação serrana com aproximadamente 48 m de altura e 2,75 m de diâmetro deu origem ao nome do parque. O Parque foi inaugurado em 1995, ano em que recebeu mais de 30 mil visitantes. Com uma Área de 4.5 h, o parque conta com uma trilha ecológica denominada "Trilha das Bromélias", com 300 m de extenSão, mostrando a beleza de uma das regiões de Canela, mais rica em termos de ecossistemas.

O acesso ao Pinheiro se dá através de uma passarela ecológica de madeira, que visa a interação do visitante com o meio ambiente.

O Pinheiro Grosso está a aproximadamente 3km do centro da cidade pela RS 466 (Estrada Canela - Caracol). Sua visitação é estimada em 30 minutos. informações na Secretaria de Turismo, fone (54) 282.1287.

Parque do Caracol
A Cascata do Caracol, formada pelo arroio de mesmo nome, despenca em queda livre de 131 metros, por rochas de formação basáltica, formando um conjunto paisagístico de rara beleza.

O Parque está situado a 7 km de Canela, com moderna infra-estrutura, contando com um mirante, restaurante, Área de lazer, feira de artesanato e trilhas ecológicas auto-interpretativas.

Outra atração localizada dentro do Parque é a escada de 927 degraus que conduz à base da cascata.

Estação Sonho Vivo

Dentro do Parque do Caracol você ainda encontra um divertido passeio de Maria Fumaça, que após percorrer 600m de trilhos, atravessando pontes e um túnel, o trem leva você até uma tribo indígena e a antiga cidade fantasma dos tempos do faroeste.

No vilarejo, situado dentro de um forte apache, você encontra a cadeia, a forca, a igreja, a oficina, o hotel inclinado com um pequeno labirinto e o salloon onde os esqueletos ainda se divertem jogando cartas, além disso, você irá se divertir com o jogo de espelhos que deixam o visitante com o corpo bem rechonchudo ou dono de uma bela silhueta.

Projeto Lobo Guará

O Loboguará é um programa pioneiro em cursos de ecologia, educação ambiental e passeios ecológicos orientados em parques. Implantado em 1992, já atendeu mais de 7.000 alunos de escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O material didático utilizado é a natureza e suas manifestações com campos, florestas, arroios, rochas, solo, fauna, clima, etc. É utilizado como sede dos trabalhos a antiga residência dos descendentes de Guilherme Wasen, que foi construída em 1954, toda em madeira de pinheiro, a araucária.

No Parque do Caracol você pode ver: a cascata, escadaria até a base da cascata, trilha do arroio, ruínas do moinho, aqueduto, corredeiras, represa, Centro de Interpretação Ambiental do Loboguará, painéis ecológicos e mapas.

No Parque do Caracol você pode fazer: caminhadas ecológicas, piqueniques, passeios de trem, compras de artesanato, lanches, refeições, cursos de interpretação da natureza, identificação de plantas e observação de fauna.

A 7 km do centro da cidade pela RS 466 (Estrada Canela - Caracol) está o Parque do Caracol. Sua estada neste parque pode variar muito, pois sua infra-estrutura completa permite diversas opções.

Em apenas uma hora você pode avistar a Cascata do Caracol e os atrativos centrais do parque. Mas se você curte a natureza, você pode passar todo o seu dia. É o parque de maior visitação no Rio Grande do Sul. informações no Parque, fone (54) 278.3035 ou na Secretaria de Turismo fone (54) 282.1287.Este Parque participa do Passaporte do Parques de Canela

Parque da Ferradura
O Parque da Ferradura está a 6 km do Parque do Caracol. Leva este nome em virtude da curvatura que o rio Caí faz neste local. Oferece trilhas de 10 minutos a 3 horas de caminhada, três mirantes com vista panorâmica, bem como uma Área com lancheria, playground, churrasqueiras e sanitários.

O Parque da Ferradura é o lugar certo para quem vem para Canela em busca de integração com a natureza. você pode escalar as paredes do Canyon com 420 metros de profundidade ou visitar a cascata do Arroio Caçador pelas trilhas do parque.

O parque está a 13 km do centro de Canela, tendo como acesso a RS 466, mais conhecida como estrada Canela-Caracol, com 7 km de estrada asfaltada e mais 6 de estrada de terra, normalmente com boas condições. O parque possui uma infra-estrutura com local para lanches.

você pode fazer uma visita em torno de 30 minutos indo ao mirante principal, e conhecendo uma bela paisagem de Canela. Porém se você gosta de caminhadas você pode ir até o rio, passando por mais dois mirantes e pela base da cascata do arroio Caçador, que levará em média 50 minutos.

O retorno pode ser cansativo se você não estiver preparado. A dica é voltar pela trilha em direção ao pórtico, esta trilha é mais longa, mas ela é menos íngreme, sendo o tempo de retorno estimado entre 1h30min e 2hs. informações no fone (54) 282.4300.

O Parque da Ferradura serviu de cenário para a gravação de cenas da novela Chocolate com Pimenta.Este parque participa do Passaporte dos Parques de Canela
Flona do IBAMA
A Floresta Nacional do Ibama de Canela, localiza-se a 6 quilômetros do centro de Canela, tendo como acesso uma estrada não pavimentada. A Área da Unidade é de 517 hectares, a cobertura florestal natural é de 129 hec., pertencente ao tipo de mata de Araucária, floresta umbrófila mista, e 280 hec. São cobertos com reflorestamento de Pinus, Araucárias e Eucaliptos e o restante da Área, 97 hec São compostos por estradas, aceiros, banhados, afloramentos rochosos, represa, lagos, clareiras e ainda, 11 hec.São ocupados pela infra-estrutura da Sede.

A exploração das Florestas (desbastes) em Áreas reflorestadas e o ecoturismo São atividades que mais se adaptam a realidade da Área.
A exploração florestal vem sendo executada com uma extração média anual de aproximadamente 7.000 metros cúbicos.

Este parque está em implantação, localizado a 6 km do centro com estrada de acesso sem pavimentação. A FLONA oferece: trilha ecológica auto-interpretativa; CETAS - Centro de triagem de animais silvestres, Centro de Interpretação, com um acervo para fins de educação ambiental e ecológica; Área para recreação infantil.

O tempo de visitação é muito variado dependendo de seu interesse. Para visita rápida estima-se em 30 minutos, porém pode ser programada uma visita de um dia inteiro. informações pelo fone (54) 282.2608.
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal