Nova Petrópolis
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Canela
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Pontos Turísticos

Aqui você irá encontrar textos e fotos sugerindo locais para a visitação. Inicialmente, será dada prioridade para os aspectos culturais de Nova Petrópolis, não invalidando que sejam abordados locais meramente marcados por sua beleza natural ou potencial turístico.

 
Central de informações Turísticas

Pórtico de entrada da cidade, construído em forma de Torre Medieval com 25 metros de altura, localizada no entroncamento da BR 116 e RS 235. A Torre oferece mirantes para as belas paisagens do Município.

Praça da República
Também conhecida como Praça das Flores é um recanto bucólico, no centro da cidade, sempre florido, ponto de passagem obrigatório para todos os visitantes.
Labirinto Verde
Localizado na Praça da República, o Labirinto é feito com ciprestes cuidadosamente cortados em forma de "cerca viva". As plantas formam as paredes que desenham o seu traçado. É atração que diverte a todas as idades.
Parque Aldeia do Imigrante

Inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985, junto ao centro de Nova Petrópolis, constitui uma Área de aproximadamente 10 hectares. Logo à entrada do Parque foi erguida uma "Aldeia Bávara" com os seguintes elementos arquitetônicos: "Pórtico de Entrada", lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais, "Salão de Baile", Quiosque para apresentação do rico folclore da região e o "Biergarten" (Jardim da Cerveja). Estes prédios foram construídos para as tradicionais Festas do Município. No coração do Parque, a reconstrução de antigos prédios históricos em estilo "enxaimel", removidos de diversas localidades do interior, constituem a "Aldeia Histórica", demonstrando a estrutura e funcionamento de uma aldeia de Imigrantes entre os anos de 1875 e 1910.

Capela do Imigrante
Proveniente da Linha Araripe, é a única no Brasil com torre e nave em estilo enxaimel. Encontra-se equipada com sino de bronze, altar púlpito, harmônio, pinturas antigas e parâmetros.
Cemitério
Anexo à Capela, com portão encimado pela Cruz de Honra, com os dizeres Harret des Herrn (Aguardai o Senhor).
Venda com Salão de Baile

Totalmente restaurado e equipado é proveniente da localidade de Arroio Paixão.

Cooperativa de Crédito ou Bauernkasse
Prédio e instalações da primeira cooperativa de crédito da América Latina, fundada pelo Padre Amstad, em 1902 na Linha Imperial.
Casa com Cantina
Totalmente restaurada, com moradia vinda da localidade de Arroio Paixão.
Ferraria

Mais antiga do Município.

Escola Comunitária
Originária da Linha Temerária.
Casa do Professor
Proveniente de Pinhal Alto.
Casa Paroquial
Vinda de Pinhal Alto, onde funciona atualmente o "Studio Photographico" de fotos à Moda Antiga.
Ninho das Águias
Rampa de Vôo Livre, distante 4 km da cidade, com 702 metros de altura e vista espetacular para o Vale do Rio Caí e a cidade de Caxias do Sul. BR 116 em direção a Caxias do Sul, acesso a 2 km da Central de informações.
Praça Theodor Amstad

Localizada em Linha Imperial, RS 235, 7 km do centro da cidade, com monumento em homenagem ao iniciador do cooperativismo brasileiro. Nesta localidade surgiu a primeira cooperativa do Brasil em 1902.

Pinheiro Multissecular
Em Linha Imperial, à 1 km da RS 235, acesso a Praça Theodor Amstad. Altura: 45 metros. São necessárias 7 pessoas adultas para abraçá-lo.
Cascata Johann Grings
Localizada em Linha Imperial. Entre a cascata e o alicerce da primeira serraria(1862), encontra-se a "Bica" com água pura e cristalina da rocha.
Vale do Rio Caí
Estende-se ao longo do Rio Caí que divide os Municípios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Tem-se do alto da Fazenda Pirajá (Ninho das Águias), um panorama espetacular desse Vale, onde em sua várzea predominam as plantações de hortifrutigranjeiros e povoada por descendentes de alemães provindos da Região da Pomerânea, hoje Polônia.
Panelão

Acesso por Linha Araripe, a 18 km do centro da cidade, mais 4 km de acesso da RS 235 até Linha São Roque, divisa com Gramado. Formação rochosa com queda d'água formando um lago - "panelão" - com saída subterrânea.

Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal