Miguel Pereira
Um pouco de História Pontos Turísticos Comércio e Serviço Atividade Econômica
  Mendes
  Piraí
   Veja ainda:
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
Um pouco de História
Prefeitura Municipal
Rua Prefeito Manoel Guilherme Barbosa, 375 - Tel. (24) 2484.1234
 Prefeito:
Roberto Daniel Campos de Almeida
Câmara Municipal
Rua Manoel Guilherme Barbosa,375 - Tel. (24) 2484-2303
 Vereadores:
• Adalberto Curvelo de Oliveira
• Eduardo Paulo Corrêa
• Albino Gonçalves Portella Junior
• Francisco Liberato Gomes dos Santos
• Cláudio Eduardo Alves de Mores Soares
• Marcos Eli Malho
• Cleber Miguel Capella Junior
• Vicente de Oliveira Azevedo
• Edmundo Roberto Assunção do Amaral  
 Período do Mandato:
De 01 de janeiro de 2009 à 31 de dezembro de 2012
Brasão e Bandeira
Brasão de Miguel Pereira Bandeira de Miguel Pereira
Mapa
AJUDA PARA NAVEGAÇÃO:
ZOOM: utilize a ferramenta a esquerda do mapa ou duplo clique no mapa
SATELLITE: clique no botão no lado superior direito do mapa
MOVER MAPA: clique sobre o mapa, arraste e solte ou clique sobre o mapa e
utilize as teclas com setas do teclado
 
A evolução histórica de Miguel Pereira acha-se ligada à de Vassouras e Paty do Alferes, e à expanSão da cultura cafeeira no vale fluminense do Rio Paraíba do Sul. Inicialmente conhecida como “Barreiro”, a ocupação da Área de Miguel Pereira teve origem nas primeiras explorações que visavam transpor a Serra do Mar, com a abertura do Caminho Novo do Tinguá, por Garcia Rodrigues Paes. Os tropeiros que subiam o Rio das Mortes, em direção a Sacra Família do Tinguá, fixaram ponto de passagem em pequena várzea.

As lavouras de café expandiram-se por todo o território da vila, constituindo-se em fator de progresso e acentuada dinamização da economia local. Esse surto de desenvolvimento motivou a criação da freguesia de Nossa Senhora de Vassouras, em 1837, tendo como sede a vila de Vassouras que, em 1857, foi transformada em cidade e sede do município.

Mesmo fazendo parte do município de Vassouras, e sofrendo com o declínio econômico face a libertação dos escravos, a região recebe alguns benefícios e o desenvolvimento urbano é impulsionado no início do século XX, quando foi aberto ramal auxiliar da Estrada de Ferro Leopoldina que, partindo de Japeri, na Baixada Fluminense, atingia o Rio Paraíba, em Paraíba do Sul. O eixo ferroviário estimularia o nascimento de povoações que, em sua maioria, abrigavam os próprios trabalhadores da ferrovia. Este é o caso de Governador Portela, onde parte das Áreas urbanas eram de propriedade da Rede Ferroviária Federal - RFFSA, subsistindo toda uma vila residencial destinada aos ferroviários. Quando da criação da linha auxiliar, Governador Portela era o ponto de entroncamento de um ramal secundário, hoje extinto, que se dirigia a Sacra Família do Tinguá, Vassouras e Valença. Esta característica é responsável pelo desenvolvimento da sede distrital que ocorreria no local, então chamado de “Estiva”.

A urbanização das Áreas adjacentes à estação de “Estiva” teria lugar a partir da década de 1930, quando as qualidades do clima da região foram propagadas pelo médico Miguel Pereira, que mais tarde daria seu nome à cidade. Desde então, a ocupação urbana teria como vetor principal o turismo de veraneio, que atraía e ainda atrai a População da Região Metropolitana do Estado.

O acesso original pela ferrovia seria substituído na década de 50 por uma rodovia, cuja pavimentação posterior representou grande estímulo ao desenvolvimento urbano e turístico da Área. Segundo a diviSão administrativa de 1943, o município de Vassouras era formado por onze distritos, dentre os quais os de Miguel Pereira e Governador Portela.

Em 1955, tais distritos foram desmembrados de Vassouras, a fim de formar o município de Miguel Pereira, que assim conquista emancipação, por força da Lei n.º 2.626, de 25 de outubro daquele ano, e é instalado em 26 de julho de 1956.
Parceria Contra Drogas   Projeto Rio Vivo   Combate a Pedofilia na Internet
Início
 
Sua página inicial
 
Nos seus favoritos
 
Topo
Bookmark and Share
Casa do Manequinho Hotel
ABRAWEB IBAMA Fundação Abrinq
Nós Podemos
Aviso Legal