O que é o escorbuto?

Após a recente e lamentável notícia em que conhecemos o caso de um bebê em Valência afetado por esta doença nos perguntamos: o que é exatamente o escorbuto?

Causas

O escorbuto é uma doença (diferentes) causada por uma carência carência de vitamina C, em concreto, se desenvolve devido a uma deficiência grave e continuada desta vitamina na alimentação.

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é necessária para a síntese do colágeno em humanos e, por isso, é fundamental para o nosso desenvolvimento e crescimento.

Além disso é imprescindível para a absorção de outros nutrientes por parte do nosso organismo e para a formação e reparação dos nossos tecidos. Também ajuda a curar feridas, reparar e manter a cartilagem, os ossos e os dentes.

Onde podemos obter vitamina C?

A vitamina C pode ser encontrada em quase todas as frutas e legumes
Destacam-se os citrinos, já que têm alta concentração de ácido ascórbico como as tangerinas e laranjas, mamão, o kiwi e os pimentões são também uma importante fonte desta vitamina, além de vegetais de folhas verdes como espinafre acelga.

Sintomas do escorbuto

Uma das manifestações mais significativas desta doença são as hemorragias sob a pele, ou seja, os cardeais nenhum desconforto, mas que não se curam facilmente. Costumam acontecer com outras hemorragias nasais como , por exemplo, sangue nas fezes, na urina. Além disso, as gengivas tendem a inchar e os dentes tendem a ficar fracos, bem como de outros ossos.

A sintomatologia emocional costuma ser levadas em que o doente está cansado, fraco, apático e irritável.

Quase sempre, o primeiro sinal de escorbuto infantil é a dor nas pontas. A criança chora quando você move as pontas, mesmo se tocam.

Em geral, se deita com as pernas dobradas na altura dos joelhos e com as coxas muito separados um do outro e voltados para fora, no que conhecemos como "posição de pernas de rã".

Além disso, observam-se nódoas negras no corpo, mas são difíceis de descobrir a pele muito pigmentada de crianças com pele escura, negra.

Você poderá perceber lombas, especialmente nas pernas e hemorragia em qualquer um dos sites mencionados acima, mas o sangramento não se apresenta com as gengivas, a menos que a criança tenha dentes.

Tratamento

Devido a que o défice vitamínico foi grave até chegar a desenvolver esta doença, não se recomenda apenas consumir verduras e frutas frescas, mas que se combina esta fonte de alimentação com um tratamento farmacológico em que será fornecida ao doente suplementos de vitamina C via oral.

As doses habituais de vitamina C em adultos é de 100 mg, três a cinco vezes por dia até chegar a 4 gramas consumidos, depois se reduz a 100 mg diários.

Em lactentes e crianças pequenas , a posologia adequada é de 10 a 25 mg três vezes ao dia, uma vez que se estabelece uma dieta rica em vitamina C.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ereçoes matutinas são normais

Por que tem febre? Como derrubá-lo e como tratá-la